Quais os tipos de pressuposições no campo da pragmática linguística?
Qual o conteúdo proposicional da força ilocutória;
«Vamos ao cinema, logo?»
Gostaria de saber como deve ser estruturada a argumentação (conectores mais utilizados; sequência lógica deste tipo de texto).
Gostaria de saber qual o acto ilocutório presente na frase «Está aberta a audiência». A minha dúvida está entre o acto ilocutório declarativo e o acto ilocutório declarativo assertivo. Obrigada.
Quando se deve dizer: «em lugar de nós»/«em nosso lugar»?
Gostava de saber se, na frase que se segue, nomeadamente é um marcador discursivo e porquê:
«Ou são sobre temas tão caros aos leitores — por exemplo, o caso do padre Frederico — que o jornalista consegue ter condições profissionais, nomeadamente tempo e exclusividade, para levar a pesquisa para além do mero artigo comum.»
Muito obrigada.
O que distingue um deíctico de uma referência co-textual? Poderia fornecer exemplos?
Li este post no blogue de uma amiga que é operadora de caixa num supermercado:
«Por vezes quando o separador do cliente seguinte não está a separar as compras, eu pergunto: "é só?" ou "é tudo?" Uso inconscientemente uma destas expressões. Penso que as duas expressões são correctas, mas hoje uma cliente corrigiu-me e disse-me: diga antes "é tudo", o "é só" não soa bem! Ainda estou a pensar no caso, e não consigo perceber o que ela quis dizer...»
Uma vez que também fiquei com dúvidas agradecia que me esclarecessem.
Obrigada!
Está correcta a utilização do verbo "incumprir"? Vejo-o muitas vezes em textos jurídicos, mas não o encontro em qualquer dicionário. Existe "incumprimento", mas penso que "incumprir" é um erro.
Ando no 10.º ano, e no manual de Português há uma pergunta em que eu tenho dúvidas, tem que ver com o princípio da interacção discursiva.
Dão-me a frase «Exmo. Sr. Miguel Esteves Cardoso», e pedem-me para referir o princípio da interacção discursiva presente nela.
Pode-me ajudar?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações