Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: TLEBS
Margarida Graça Professora Golegã, Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem sobre a função sintáctica de expressão «apesar da chuva», com base na antiga e nova terminologia, na seguinte frase: «A Irene continuou o passeio, apesar da chuva.»
Com cordialidade, agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

Sónia Rodrigues Portugal 8K

Gostaria que me ajudassem na resolução desta dúvida. No Dicionário de Terminologia Linguística surge a forma separada com um hífen. Nos dicionários, a palavra está aglutinada. Qual a forma correcta?

Margarida Cunha Portugal 7K

Agradecia que me ajudassem a classificar o pronome se no excerto de um texto de Possidónio Cachapa sobre repartições públicas que passo a transcrever:
«Fui recebido num cubículo de 2 × 3 m, onde se amontoavam quatro pessoas. Um deles era, claramente, o líder. Devia ter uns vinte e muitos e, de forma explícita, o seu sonho de se tornar comediante começava a desmoronar-se.»
Poder-se-á considerar o pronome se, nos três casos, um pronome reflexo? Será que, quando acompanha o verbo desmoronar, ele pode ser considerado inerente, uma vez que o verbo pode ser utilizado sem o pronome?
Ainda uma outra questão:
No texto que introduz a dúvida que acabo de expor, deveria ter sido colocada uma vírgula antes do pronome relativo que? Não o fiz por considerar que a oração relativa era restritiva. Estará incorrecto o raciocínio?

Ana Carvalho Professora Portugal 5K

Segundo a gramática tradicional, o adjectivo desempenha a função de atributo, predicativo do sujeito... De acordo com a TLEBS [Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário], o adjectivo mantém a função de predicativo, mas passa a desempenhar a função de complemento do nome e modificador. O modificador é o tradicional aposto? O complemento do nome corresponde ao atributo? Continuo com algumas dúvidas relativamente a esta matéria. Obrigada pela vossa atenção e parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido.

Celestino Pinheiro Professor S. João da Madeira, Portugal 2K

Estive a consultar a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário disponibilizada pelo D.E.S., mas não consegui encontrar a terminologia respeitante a tempos e modos verbais. Solicito-vos a indicação dos itens a seguir para encontrar esse tema.
Obrigado pela atenção dispensada.

Maria Sequeira Portugal 2K

Como analisar a frase «Descaradamente, o Frade leviano dança com a Moça, sua amante»?

«Descaradamente» – complemento circunstancial de modo
«o Frade leviano» – sujeito simples
«leviano» – atributo
«dança» – predicado verbal
«com a Moça» – complemento indirecto ou complemento circunstancial de companhia?
«sua amante» – aposto

Paulo Mota Professor Beja, Portugal 4K

Como distinguir complemento preposicional e modificador?

Patrícia Trindade Encarregada de educação Portugal 5K

Gostaria que me esclarecessem relativamente a estes dois conceitos linguísticos, pois após aturada pesquisa fiquei sem saber se a polissemia é sensível à classe de palavras; caso não seja não sei distinguir os dois termos. A TLEBS (Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário) também não me esclarece.

a) O Tiago comeu um pêro são.
b) Os meninos são irrequietos.

A palavra «são» pertence a classes diferentes. Trata-se, portanto, de um caso de homonímia.

c) Gosto de um bom prato de comida.
d) Parti o prato.

«Prato» é um caso de polissemia.

Mas será que o que distingue os termos é apenas a interpretação dentro ou fora da classe de palavras? As palavras homónimas não são polissémicas?

Maria Albertina A. Cavaco Professora Portugal 7K

Continua a polémica sobre a classificação da 1.ª parte da oração coordenada.
Dois colegas envolveram-se nesta discussão:
O professor 1 classifica a frase:
«Chove ou faz sol?» – oração coordenada disjuntiva, porque considera que quando dizemos coordenada já estamos a falar de duas orações e não só de uma. Para ele não faz sentido, «é uma redundância», dizer: «Chove» – oração coordenada (que não existe, segundo ele); «ou faz sol» – oração coordenada disjuntiva.
O professor 2 considera que a 1.ª oração se chama sempre coordenada, e a segunda, coordenada – disjuntiva, adversativa ou copulativa, conforme a conjunção.
Esclareça-me, por favor.

Clara Amorim Professora Porto, Portugal 5K

De acordo com a nova terminologia, como se classifica nenhum, no seguinte contexto: «Nenhum carro foi rebocado»? Tratar-se-á de um quantificador universal? No entanto, não inclui todos os elementos de um conjunto, pelo contrário, exclui-os.