DÚVIDAS

Pensar e repensar
Conforme a gramática, os verbos repensar e pensar pedem a preposição em: «Pensei no problema.» «Repensei no caso.» Mas tenho visto a omissão da preposição em frases como: «Vamos repensar o mundo.» «A iniciativa é repensar o que deve ser mudado.» «Vamos repensar o nosso vocabulário?» «É preciso repensar o sistema educacional.» «É necessário pensar o mundo.» Então a minha pergunta é: a regência verbal nesses casos está correta, por conta do sentido do verbo repensar nessas frases, ou o correto seria pôr a preposição "em"? Muito obrigada pela atenção e pelos preciosos esclarecimentos de sempre!
Traduções dos anglicismos mute e unmute (videoconferência)
Gostaria de saber quais os termos que melhor traduzem as palavras inglesas mute e unmute, no contexto da informática e não só. O primeiro penso que é fácil – silenciar, palavra curta e objetiva. Já o segundo me causa problemas – "dessilenciar" (ou semelhante) não existe, e «tirar do silêncio» acaba por ser comprido, o que não é muito desejável no contexto de interfaces gráficas em programas informáticos. Já pensei na dupla desativar/ativar, mas não sei se será uma boa opção. Obrigado.
O conceito de dramaturgia
Ao consultar a ficha técnica de um programa da RTP 2 (Hamlet, peça de Shakespeare) constatei a referência ao termos dramaturgia e encenação («Dramaturgia: Miguel Graça; Encenação: Carlos Avilez»). Tendo em conta que o dramaturgo da peça é Shakespeare – e tendo eu visto em vários dicionários que a palavra dramaturgia remete para a arte de escrever peças de teatro –, qual é o sentido de dramaturgia no contexto acima referido? Aguardando a V. prezada resposta.
As expressões «à época de» e «ao tempo de»
Que preposição é que empregamos em contextos como este: A obra foi apresentada à época do evento... A obra foi apresentada na época do evento... A preposição a ou em? A minha dúvida dá-se em razão de dizermos «isso deu-se quando? Em 2 de janeiro», por exemplo. Por outro lado, dizemos também «aos 2 de janeiro». O emprego do a é aí galicismo? Muito obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa