Quero saber se está correta essa regência do verbo pedir: «Eu não pedi por comida.»
Abraço.
Diz-se «Vossa Excelência é esperta...», ou «Vossa Excelência é esperto...»?
Obrigado.
Minha dúvida é a respeito da colocação do pronome se.
Na frase abaixo, que foi retirada de de uma lei, o se está colocado antes do advérbio:
«Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo anterior, o documento particular, de cuja autenticidade se não duvida, prova que o seu autor fez a declaração, que lhe é atribuída.»
Qual é a regra nestes casos?
Obrigado.
Diz-se para os homens hospedeira, ou "hospedeiro" na aviação?
Obrigado.
Por favor, me esclareçam porque é que não podemos dizer «porquê que»? Por exemplo: «Porquê que estás a estudar?»
Agradecimentos antecipados.
Como se diz?
«Estou com ele», ou «estou mais ele»?
Aprendi, numa época em que não se passava da 4.ª classe se não se escrevesse e falasse correctamente português, que apelidos, títulos e dinastias não têm plural.
Vem isto a propósito da exposição recentemente inaugurada no MNAA, «Os Sabóias». Quero crer que o correcto seria «Os Sabóia», tal como se deve dizer «os Távora», «os Silva», etc.
Gostaria de ser informado se tenho ou não razão.
Muito obrigado desde já.
Qual a regra ortográfica que aplico ao escrever subir? Porque não é "sobir"?
Muito obrigada.
As frases: «moro em Jaçanã» ou «moro no Jaçanã». Qual está correta? E por quê?
Porque não se escreve século com c, já que quer dizer «cem anos»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações