Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Fernández López Arquivista Corunha, Espanha 6K

Como é que se deve dizer o Princípio de Arquimedes em português? Na Wikipédia leio: «Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.» É possível a forma «Todo o corpo...»? Tenho lido alguma versão com esta outra forma. Em geral, em enunciados deste tipo (outro exemplo seria «Todo homem é mortal») é possível ou mesmo recomendável pôr um o após todo?

Muito obrigado.

Lurdes Veloso Funcionária pública Lisboa, Portugal 7K

«... deslocavam-se depressa mas em silêncio, o corpo ereto, à escuta enquanto caminhavam, apoiando-se ligeiramente nos calcanhares, baléticos nos movimentos, como se dançassem no mato em vez de andarem.» O Último Comboio para a Zona Verde, livro de Paul Theroux.

Balético existe no dicionário?

António Vivas Desenhador Odivelas, Portugal 6K

Recentemente a empresa Knorr lançou no mercado um concentrado para molho culinário a que chamou «Molho Cervejeira». A razão do nome deve-se ao facto de ter como ingrediente principal a cerveja.

Em minha opinião trata-se dum erro de português já que a palavra molho é masculina, logo, teria de ser «Molho Cervejeiro» ou «Molho da Cervejeira».

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este tema.

Muito obrigado.

 

Ana Stefan Funcionária pública Porto Alegre, Brasil 9K

Tenho ouvido com frequência num programa de leilão de jóias a expressão seguinte: «este anel é mais valoroso que o outro», sendo empregado no sentido de uma jóia custar mais caro, ter valor monetário atribuído maior que a outra.

Estará certo o emprego deste termo valoroso neste sentido? No dicionário e na literatura sempre li este termo empregado no sentido de um valor subjetivo em que uma pessoa é valorosa por sua coragem, feitos e realizações geralmente em benefício de outros!

Ouvi também os termos valorar e monetizar, verbos que constam em dicionários mas que são pouco usados. É correto o seu emprego?

Podem me elucidar estas dúvidas? Desde já, obrigada.

Diana Tavares Estudante Portugal 4K

Queria saber como se diz: «moro no Sobral de Monte Agraço», ou «em Sobral de Monte Agraço»? «Moro em Monte Abraão», ou «no Monte Abraão»? Qual a diferença? Também quero saber como se diz: «vou à Fátima», ou «vou a Fátima»?

Obrigada.

Diana Tavares

Cármen Miranda Secretária Luanda, Angola 14K

Qual das duas formas é correcta: «escamar», ou «descamar o peixe»?

Margarida Leitão Técnica Seixal, Portugal 7K

Na tradução de O Quarteto de Alexandria, encontrei o termo feminilizar: «Capodistria tem uma maneira involuntária de feminilizar tudo aquilo de que aproxima;...» Não encontro esta palavra no dicionário, embora em pesquisa tenha encontrado «estimular a libido feminina».

É correta esta palavra?

Edmundo Azevedo Engenheiro Lisboa, Portugal 3K

Em engenharia usamos muito o prefixo iso-, por exemplo, isobárico para significar que um processo se realiza à mesma pressão. Para um outro que se realize com a mesma entropia, como devemos usar o prefixo iso-? "Isoentrópico", ou "isentrópico"?

Muito obrigado!

Isabel Frade Desempregada Lisboa, Portugal 7K

Diz-se «andar ao pé-coxinho», ou «andar a pé-coxinho»?

Pilar M. Administrativa Lugo, Espanha 4K

Qual ou quais as expressões certas numa despedida: «até sábado», «até ao sábado», ou «até o sábado»? Quer dizer, até + qualquer dia da semana.

Muito obrigada.