Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Amorim Aposentada Resende, Brasil 16K

Gostaria de saber o significado exato da expressão «de uma vez por todas». Penso que indica a última e definitiva vez, depois de outras que já aconteceram, mas encontrei-a sendo usada com o sentido de «uma só vez». Qual o correto?

Grata por sua atenção.

Sara Santo Professora Monte Real, Portugal 7K

Ficará mais correto dizer-se «praia de Pedrógão», ou «praia do Pedrógão»?

Obrigada.

Rafael Silva Lisboa, Portugal 10K

No supermercado, por exemplo, ouço ou vejo escrito redfish (às vezes, red-fish, e "red fish" não me parece grafia correta para designar a espécie...). Ora, que eu saiba, há vários anos, só lhe ouvia chamar "peixe-vermelho". Gostaria de lhes perguntar: não será este o nome correto, em português, da "espécie zoológica"? Não está errado usar o anglicismo?

Carla Marques Tradutora Amadora, Portugal 7K

Gostaria de saber qual a forma correcta – «as Balcãs», ou «os Balcãs» –, se ambas são aceitáveis e, se o forem, se há alguma forma preferencial e porquê.

Grata pela atenção!

Diogo Novo Estudante Braga, Portugal 7K

Testamento hológrafo, ou ológrafo?

Agradecido.

Jorge Laíns Médico Coimbra, Portugal 70K

Em medicina de reabilitação e em fisioterapia, usamos a palavra sedestação. É correto o seu uso? Deveremos dizer sentado?

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 7K

A edição online do Jornal de Notícias tinha há dias o seguinte:

«[...] Na outra meia-final, vão defrontar-se o Basileia (Suíça), que eliminou o Totenham de Villas-Boas, e o Chelsea, onde pontificam os portugueses Hilário e Paulo Ferreira e ainda os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez.»

Pelo sentido da frase, parece-me que o(a) jornalista está a atribuir um significado novo (eu, pelo menos, não o encontro em dicionário nenhum da língua portuguesa) ao verbo pontificar, que julgo ser o de «sobressair» ou «destacar-se». Existe esta "nova" aceção?

Olga Weber Professora de PLE Friburgo, Alemanha 3K

Na expressão «Deus ajuda a quem madruga», qual é a função de «a» na frase? Porque não se diz «Deus ajuda quem madruga»?

Normalmente o verbo ajudar rege a mais infinitivo ou em mais substantivo...

Obrigada desde já pela resposta e atenção.

Maxime Domergue Estudante Paris, França 3K

Gostaria de conhecer a origem da expressão «é o pões».

Muito obrigado.

Maxime Domergue Estudante Paris, França 9K

Gostaria de conhecer a origem da expressão «depois é que foram elas».

Muito obrigado.