«Orientar para ...»
Antes de mais, gostaria de agradecer o vosso trabalho em prol da língua portuguesa. Tenho uma dúvida relativamente à regência do verbo orientar. Deve dizer-se «orientar para» ou «orientar a»?
Agradeço antecipadamente a vossa atenção e continuação de um bom trabalho.
A divisão silábica na conjugação pronominal
«Respondi-lhe» ou «perguntou-me» são considerados polissílabos?
Sobre a regência do verbo acontecer
A preposição que é regida pelo verbo acontecer seria "a" ou "com"?
Existe alguma diferença ou somente depende da formalidade da situação? Ex: Isso aconteceu a/com ela.
Obrigado.
Orações subordinadas substantivas completivas e pronominalizações
Podemos considerar que em «Não me esqueço de que me ofereceste os Contos de Eça de Queirós» existe uma oração subordinada substantiva completiva?
Mais uma questão: em vez de «contou-nos as suas histórias», posso dizer «contou-no-las»?
Desgastado com/por/como + mestrado = Mestrado
Tenho algumas dúvidas relativas a preposições e maiúsculas. Será que me podem ajudar?
Diz-se «Desgastado com» ou «Desgastado por»? «Tem por tema» ou «Tem como tema»? «Aluna do Mestrado em Design» ou «Aluna do mestrado em Design»? Depende do Acordo Ortográfico?
Por maioria de razão vs. a maioria das razões
Diz-se: «maioria de razões» ou «maioria de razão»?
«No que tange a ...» = «no que toca a ...»
Gostaria de saber se a expressão «no que tange» requer a preposição a. Eu imagino que não, pois tanger é transitivo direto, mas sempre encontro a forma «no que tange a».
Obrigado!
A divisão silábica de conseguia
A minha dúvida prende-se com a divisão silábica da palavra conseguia. Ao pesquisar a resposta, encontro con-se-gui-a ou con-se-guia e fico na dúvida se a palavra é trissílabo ou polissílabo.
Muito grata!
A regência dos verbos chamar e denominar (II)
Qual destas frases é a correta ?
1. «Ele é chamado Renato.»
2. "Ele é chamado de Renato.»
3. «Essa doença denomina-se câncer.»
4. «Essa doença denomina-se de câncer.»
Resumindo: com ou sem a preposição "de" ?
20 palavras formadas por derivação e por composição
Qual o processo de formação das seguintes palavras? Retrovisor; ciberespaço; passatempo; descobrimento; ternura; sociologia; trespassar; ilegal; vaivém; belas-artes; bem-me-quer; louvável; cooperar; saltitar; autocarro; desalmado; abraço; apadrinhar; flor da idade; agronomia e planalto.
Obrigada.