A classificação de «à roda de» e «à beira de»
Como se podem classificar morfologicamente «à roda de» e «à beira de»? Podem considerar-se locuções adverbiais? Se sim, a que categoria pertencem, modo, lugar...?
«Ter medo» e «ter vergonha»
Os predicados tais como «ter medo», «ter vergonha» são os predicados de que tipo? São os predicados do sujeito?
Subclasse de homem
A que subclasse pertence o nome homem designando «humanidade»?
Quantificadores numerais e adjetivos numerais
O que são quantificadores numerais e adjectivos numerais?
Chiu e xiu
Quando mandamos calar alguém, dizemos: "shiu!"
Como é que se classifica esta estranha expressão, qual será a sua origem?
Muito obrigado.
O advérbio não
Verifiquei que a palavra nope, da língua inglesa, pode ser considerada uma interjeição. A tradução mais simples para o português seria a palavra não seguida de uma exclamação: «Não!»
A minha dúvida é: «Não!» é considerado uma interjeição na língua portuguesa? Em qual "estado de emoção" se enquadra, caso seja uma interjeição?
Obrigado.
A categoria morfológica de «os grandes»
Gostaria que me respondessem à seguinte questão.
Na frase «Se os pequenos comeram os grandes, bastará um grande para muitos pequenos», qual a categoria morfológica de «os grandes»?
Constantemente, advérbio de tempo
Em «Constantemente a titi se encafuava no meu quarto (...), rebuscando pelos cantos, nas minhas cartas e nas minhas ceroulas...» (A Relíquia, de Eça de Queirós), constantemente é um advérbio adjunto de tempo, ou de modo?
«O bobo do João chegou»
Juro que já li muito sobre o que vou falar. Inclusive suas explicações. Mas não consigo achar a verdade sobre tal questão. Seguinte: em «O bobo do João chegou», por que motivo bobo é um substantivo para a análise de Celso Cunha, e para o Bechara é um adjetivo? Não entendo m-e-s-m-o.
Ajudem-me. Abraço.
«Um alto pitoresco»: ambiguidade morfossintáctica
Na frase «O moinho era de um alto pitoresco», a palavra pitoresco é um adjectivo, ou nome?