DÚVIDAS

Um: artigo indefinido ou numeral
«Estreou nos cinemas mais um filme de vampiro.» Na frase acima, «um» é artigo indefinido, ou numeral? Informo que, antes de encaminhar a pergunta, verifiquei a esta resposta. Como em muitas situações na língua portuguesa, frases diferentes levam a análises diversas, e mesmo na resposta referida se menciona a possibilidade de duas análises («Convém, no entanto, acrescentar que a classificação de um como numeral não é impossível nas expressões "um terramoto" e "um acidente de viação", desde que devidamente contextualizado...), insisto em que, se for possível, se analise a frase por mim enviada (a propósito, tudo indica tratar-se de numeral, mas gostaria de uma confirmação). Obrigado.
A subclasse dos adjectivos relacionais
Gostaria, para começar, de felicitar os consultores do Ciberdúvidas pelo serviço prestado à língua portuguesa. A minha dúvida é relativa aos adjectivos, mais propriamente à subclasse de adjectivos relacionais. De acordo com a definição do Dicionário Terminológico, o adjectivo relacional é um «adjectivo que deriva de uma base nominal e que, tipicamente, instancia uma relação de agente ou posse relativamente ao nome. Estes adjectivos não ocorrem em posição pré[-]nominal nem variam em grau». Os exemplos dados são: — em «a invasão americana» ou «amor maternal», os adjectivos americana e maternal são relacionais. Na prática, a identificação destes adjectivos suscita-me algumas dúvidas. Ao elaborar alguns conteúdos gramaticais para aulas do 3.º ciclo do ensino básico juntamente com uma colega, percebi que eu e ela não entendemos a definição da mesma forma. Ao elaborar um exercício, a minha colega apresentou-me uma lista de adjectivos que ela considerava relacionais. No entanto, eu não entendo as coisas dessa forma. Eis a lista: caótico (ex.: desfecho caótico) angelical (ex.: olhar angelical) leonino (ex.: clube leonino) capilar (ex.: tratamento capilar) incolor (ex.: líquido incolor) escalabitano (ex.: agricultor escalabitano) juvenil (ex.: revolta juvenil) onírico (ex.: estado onírico) bracarense (ex.: professor bracarense) campestre (ex.: flor campestre) outonal (ex.: paisagem outonal) indiano (ex.: prato indiano) romano (ex.: tratado romano) octogonal (ex.: figura octogonal) Acrescentei alguns exemplos para que melhor se possa compreender o uso de cada um dos adjectivos. Na minha opinião, e tendo em conta a leitura que fiz da definição apresentada no Dicionário Terminológico (DT), os adjectivos relacionais que constam desta listagem são: angelical (ex.: olhar angelical) capilar (ex.: tratamento capilar) juvenil (ex.: revolta juvenil) campestre (ex.: flor campestre) outonal (ex.: paisagem outonal) A minha maior dúvida refere-se aos adjectivos de origem, pois parece-me que estes podem também ser adjectivos relacionais (é certo que um dos exemplos dados no DT é «invasão americana», mas os adjectivos bracarense ou escalabitano têm significado diferente, pois americana tem um papel de agente relativamente ao nome invasão, daí a minha dúvida). Considero os restantes adjectivos qualificativos, pois embora nem todos sejam graduáveis, não me parece que seja este um critério forte o suficiente para fazer distinção entre qualificativos e relacionais. Agradeço, pois, uma ajuda (célere) da vossa parte para que eu e a minha colega possamos sair deste impasse.
A conversão de como em substantivo
«Na medida em que o professor entrar em contato com a razão de ser de sua existência, haverá influência direta sobre o como desempenha suas funções, sobre o como busca crescimento pessoal nas demais dimensões, humano-interacional, afetiva, ética, técnica e estética.» Os senhores poderiam me ajudar a entender essa forma de usar a palavra como? Será que está se referindo à forma de fazer algo? Desde já agradeço vossa atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa