1. Se a guerra da Ucrânia já vai em 100 dias, também o SARS-CoV-2 não dá tréguas. Contudo, um estudo da OMS revela que as pessoas que se vacinaram contra o vírus e, mesmo assim, contraíram a doença, têm maior proteção do que as restantes. Fala-se, portanto, de «imunização híbrida», expressão que significa «imunidade a qualquer doença conferida simultaneamente pela infeção e pela vacinação» e que se regista como nova entrada na rubrica A covid-19 na língua.
2. Geralmente, o grau comparativo de superioridade de grande é maior. E o de inferioridade será «menos grande»? Uma das novas respostas do Consultório revela que a semântica do adjetivo grande impõe restrições ao seu uso no grau comparativo de inferioridade. Na presente atualização, abordam-se ainda os seguintes tópicos: um caso de frase identificadora; o valor das formas sintética e analítica do superlativo absoluto; o adjetivo apessoal; o significado de três termos dos estudos de genética e da bioinformática; as orações condicionais de enunciação; a expressão «de gabinete» e outras equivalentes;
3. Na rubrica Literatura, a professora Lúcia Vaz Pedro dedica um apontamento à Crónica de D. João I, de Fernão Lopes (1380-1389-1459), para sublinhar a lição que este mestre do português tardomedieval ainda ensina na atualidade.
4. Em O Nosso Idioma, transcreve-se, com a devida vénia, a reflexão crítica (blogue Certas Palavras, 21/04/2021) que o professor universitário e tradutor Marco Neves dedicou à crença segundo a qual se escreve muito mal atualmente.
5. Em Diversidades, traduz-se um artigo publicado no jornal espanhol Diario 16 em 29 de maio, a respeito da falta de competências culturais e enciclopédicas dos jovens que ingressam nas universidades espanholas. Na mesma rubrica, divulga-se o registo vídeo da conversa que Leonardo Coelho, guia turístico e professor de PLE, teve com Eduardo Maragoto, presidente da Associação Galega da Língua (AGAL), que explica como é falar à galega.
6. Com a situação de conflito no leste europeu, aumenta a pressão dos refugiados nos países mais a ocidente, incluindo Portugal. A estas pessoas somam-se outras, refugiadas ou migrantes, de diferentes paragens, para as quais é necessária uma estrutura de apoio e inserção, tornando a aprendizagem da língua portuguesa uma tarefa urgente. É neste contexto que, em Portugal, se realiza no dia 8 de junho de 2022 um seminário virtual (webinar) com o tema "Português Língua de Acolhimento: Balanço, Conquistas e Desafios" e promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações. Esta iniciativa, que tem lugar na sequência das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, visa efetuar um balanço da concretização, desenvolvimento e resultados dos cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), criados pela Portaria n.º 183/2020, de 5 de agosto, considerando os desafios futuros (consultar o programa aqui). São cursos que se «destinam a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL)» (Catálogo Nacional de Qualificações, in Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – ANQEP).
7. Relativamente a três dos programas da rádio pública de Portugal que versam sobre temas da língua portuguesa:
♦ Em Língua de Todos, na RDP África (sexta-feira, 03/06/2022,13h20*), participa o tradutor e professor universitário Marco Neves, para falar sobre o seu novo livro intitulado Português de A a Z – Armadilhas e Maravilhas da Língua.
♦ Em Páginas de Português, na Antena 2 (domingo, 05/06/2022, 12h30*), entrevista-se o Ministro da Educação, o linguista João Costa, acerca do impacto das interrupções letivas em Portugal, devido aos confinamentos em pandemia, em especial no tocante à disciplina de Português e aos resultados das provas de aferição. O programa inclui ainda a crónica da professora Carla Marques, a respeito da homofonia entre sanção, com ç, e Sansão, com s.
♦ Registo ainda para Palavras Cruzadas, um programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2 de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*.
* Hora oficial de Portugal continental.