Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Inglês gera «ditadura da língua»
Em 95% dos artigos científicos, apenas 1% é em português e em espanhol

 

Um relatório sobre a diversidade linguística no meio académico revela que mais de oito em 10 investigadores ibero-americanos escrevem no idioma anglo-saxónico, e não nas suas línguas maternas.

Artigo publicado no jornal espanhol El Pais (edição Brasil), com a data de 30 de julho de 2021 – a seguir trancrito, com a devida vénia.

O golfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Algumas notas sobre a sua terminologia
Por Ciberdúvidas

Apontamentos sobre a escrita de alguns termos e denominações da modalidade de golfe, presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para o período entre 23 e 8 de agosto de 2021 por causa da pandemia.

O râguebi nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Algumas notas sobre terminologia e escrita

Alguns aspetos lexicais e curiosidades à volta do râguebi (ou rúgbi), a propósito das provas desta modalidade que se disputam de 26 a 31 de julho de 2021 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os quais deveriam ter tido lugar em 2020, mas foram adiados devido à pandemia de covid-19.

A expressão «património mundial»
Escreve-se com maiúscula ou com minúscula?

«A expressão património mundial escreve-se com minúsculas iniciais, quando se trata de uma declaração (...) No entanto, quando tal designação aparece associada a uma distinção, geralmente atribuída a um monumento ou a uma cidade, poderá escrever-se com letra maiúscula.» A propósito dos sete novos locais inscritos pela UNESCO na lista de Património Mundial, a professora Lúcia Vaz Pedro esclarece a facultatividade na utilização da letra maiúscula ou da letra minúscula na expressão que atribui a distinção.

Vai uma baixadinha?
Sobre as traduções do inglês download

«É fascinante tentar medir a atracção que a palavra download exerce sobre as outras línguas» – declara o escritor Miguel Esteves Cardoso acerca do anglicismo download e do pouco sucesso que as formas vernáculas equivalentes têm tido entre  falantes do português. Crónica incluída no jornal Público em 23/07/2021.

Um olhar sobre a Declaração de Luanda <br>assinada na XIII Cimeira da CPLP
Compromissos estratégicos para enfrentar numerosos problemas e desafios

 «A Declaração de Luanda não esqueceu a importância altamente estratégica relacionada com a consolidação e desenvolvimento da  língua portuguesa em todo o mundo» – assinala o professor universitário Manuel Azancot de Meneses, neste comentário ao documento que saiu da  XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 17 de julho de 2021.

Artigo publicado no jornal em linha Tornado no dia 19 de julho de 2021. Mantém-se a ortografia de 1945, adotada no original.

 

Em bolsonarês claro
O vocabulário do presidente brasileiro

Desde que assumiu a presidência do Brasil, em 2019, «Jair Messias Bolsonaro surpreende com o seu vocabulário, totalmente diferente do usado por qualquer outro estadista do planeta ou por seus antecessores» assinala neste artigo o publicitário Washington Olivetto, publicado no jornal O Globo, do dia 19 de julho de 2021.

Avançar e recuar
Do espacial ao valorativo

Os verbos avançar e recuar têm, na sua base, uma significação espacial. Todavia, a sua significação evoluiu no sentido de lhes permitir valorar pessoas e situações, como explica a professora Carla Marques na sua crónica  emitida no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de julho de 2021.

Os anglomaníacos
Idiotas úteis do imperialismo americano

 «Por mais nefasta que seja, a política americana tem a seu favor o mérito da coerência: qualquer império, mesmo que espiritual, procura defender os seus interesses. Washington sabe perfeitamente que a DisneyNetflixApple e outras constituem os melhores meios para conquistar espíritos e escoar as suas mercadorias. Não poderemos dizer o mesmo da União Europeia que, apesar do Brexit, continua a estender o tapete vermelho ao inglês.»

Artigo do jornalista francês Michel Feltin-Palas, publicado originalmente na revista L'Express, no dia  29/06/2021, abordando a questão do domínio da língua inglesa no mundo

Guia sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Denominações e termos mais correntes
Por Ciberdúvidas

Conjunto de apontamentos sobre a escrita de alguns termos e denominações dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que, excecionalmente, por causa da  pandemia de covid-19 realizaram-se de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, reunindo ao todo 50 modalidades – duas das quais pela primeria vez –, o maior número de sempre