Textos publicados pela autora
Linguagem inclusiva: «os/as trabalhadores/as»
Pergunta: Em documentos, oficiais ou outros, devemos optar pela fórmula «os/as» para consagrar uma linguagem promotora da igualdade do género?
Por exemplo: «O evento destina-se ao/à profissional», ou, no caso do plural, «... a todos/as os/as trabalhadores/as».
Obrigado.Resposta: A utilização de linguagem inclusiva tem vindo a ser adotada por diversas instituições. No entanto, não existe ainda uma convenção estabilizada do ponto de vista normativo, até porque esta é uma questão que tem gerado controvérsia, como se...
O discurso direto em Saramago
A transposição da fala para a escrita
A representação convencional do discurso direto não é adotada em muitos textos de José Saramago, que cria um sistema próprio de representação desse discurso, como assinala a professora Carla Marques no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2. ...
O verbo estrear-se
Pergunta: Gostava que me pudessem esclarecer se a frase «António Silva estreia-se a titular» (CNN Portugal – Jogo de preparação para o Mundial, Portugal vs Nigéria) está correcta.
O certo não seria «estreia-se como titular»?!
Obrigado.Resposta: Com efeito, como refere o consulente e de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, para atualizar o sentido de «ter o seu primeiro desempenho», o verbo estrear-se constrói-se com como:
(1) «Ele...
Locução prepositiva: «ao fim de um mês»
Pergunta: Na frase «Ao fim de um mês foi bater à porta da mãe», «ao fim» é uma locução adverbial de tempo?Resposta: «Ao fim de» pode ser entendido como uma locução prepositiva. Trata-se de uma locução construída por preposição + nome + preposição, que, neste caso, é equivalente à preposição simples após:
(1) «Após um mês foi bater à porta da mãe.»
Disponha sempre!...
Modalidade deôntica com valor de obrigação: «Não deves pisar a relva.»
Pergunta: Em frases do tipo «Não deves pisar a relva», estamos perante a modalidade deôntica de obrigação ou de permissão?
Grata pela vossa disponibilidade.Resposta: No caso em apreço, a frase veicula um valor de modalidade deôntica com valor de obrigação.
O valor de obrigação pode ser identificado por meio do estabelecimento de equivalência com o predicado «ter a obrigação de»1. Assim, num contexto em que o professor diz aos seus alunos:
(1) «– Devem estudar a gramática.»
A frase (1) é equivalente a (2), o que evidencia...
