Textos publicados pela autora
Impensado e impensável
Pergunta: As palavras impensado e impensável podem ser usadas como termos sinônimos e equivalentes em alguns contextos?
Ou sempre há diferenças bastante consideráveis entre as duas para suas respectivas utilizações gramaticais?
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: As palavras impensado e impensável têm significações próximas, mas os registos de uso mais frequentes apontam para a sua utilização com valores...
Doutorando com preposição
Pergunta: Estou a terminar um doutoramento numa instituição e gostaria de saber se devo dizer que sou "doutoranda nessa instituição" ou "doutoranda dessa instituição".
Muito obrigada.Resposta: Ambas as preposições (em e de) poderão ser usadas uma vez que não se trata de uma expressão que tenha cristalizado no tempo. No entanto, uma pesquisa feita aos usos, com recurso ao motor de busca Google, aponta a tendência dos falantes para a opção pela preposição por:...
Substantivo e nome
Pergunta: Em português de Portugal é errado classificar uma palavra como substantivo em vez de nome?Resposta: Não é errado classificar uma palavra usando os termos substantivo ou nome. No entanto, o recurso ao termo substantivo poderá corresponder a uma opção que não está de acordo com o quadro gramatical escolar adotado em Portugal.
Assim, os termos substantivo e nome são, no contexto da...
Os valores semânticos da construção ao + infinitivo
Pergunta: Tenho visto algumas frases em que a construção ao + infinitivo me parece inadequada, possivelmente por resultar de traduções literais do inglês by + ing form, e gostaria de saber se a sua aplicação está correta ou não nos exemplos de 1 a 3.
1) Pode ver mais informações ao clicar neste link.
2) Publica um anúncio ao aceder à página principal.
3) Descobre mais novidades ao ler este artigo.
Intuitivamente, costumo usar a construção ao...
O comparativo de inferioridade de grande
