Textos publicados pela autora
A expressão «ser quem somos»
Pergunta: Desde já agradecendo, tomo a liberdade de perguntar o seguinte: deverá dizer-se «ser quem somos» ou «ser-se quem somos»?Resposta: A construção correta é a que se apresenta em (1):
(1) «Ser quem somos»
A forma «ser-se» é possível quando associada a uma intenção de generalização, pois o pronome clítico -se permite uma construção com indeterminação do sujeito, o que leva a que esta forma seja equivalente a «alguém é». Observemos a frase (2):
(2) «É importante ser-se corajoso.»
Em (2), o pronome...
A sintaxe da expressão «da época de...»
Pergunta: Na frase «Conheço a Maria da época da escola», «a Maria» é complemento direto.
Qual a função sintática desempenhada por «da época da escola»?
ObrigadoResposta: O constituinte «da época da escola» desempenha a função de modificador do grupo verbal.
Para distinguir a função de modificador do grupo verbal da de complemento oblíquo, poderemos usar testes que analisam se é possível afastar o constituinte do verbo ou se este afastamento determina uma construção agramatical. Os complementos não poderão ser...
As expressões «semana de aulas» e «semana com aulas»
Pergunta: É mais correto escrever «semanas com aulas» ou «semanas de aulas», quando se pretende fazer uma contagem das semanas em que existiram aulas.
Muito obrigada,Resposta: O uso mais corrente será o que inclui a preposição de. No entanto, o uso da preposição com é também possível.
A preposição com pode ser usada com o valor de «(co)presença (de duas entidades)»1. Se atentarmos numa frase como (1), concluímos que o uso da preposição com assinala que as aulas...
A frase «Tenho a certeza (de) que sim»
Pergunta: Embora eu veja sempre recomendado o uso da preposição de a seguir a «tenho a certeza», parece-me haver excepções.
Por exemplo, no seguinte diálogo:
– Deixaste a porta fechada?
– Tenho a certeza que sim.
Aqui parece-me mais correcto sem a preposição. "Tenho a certeza de que sim" não me parece bem.
Se possível gostaria de um esclarecimento. Obrigado.Resposta: Os usos normativos determinam o uso da preposição de após predicados nominais como...
