Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
100K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual é a diferença entre óleo e azeite, se faz favor?

Muito obrigada pela atenção.

Resposta:

Em primeiro lugar, o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, diz que o azeite (do ár[abe] az-zait) é o «óleo extraído da azeitona», enquanto óleo (do lat[im] olĕu-), termo da química, é a «designação de várias substâncias, líquidas à temperatura ambiente, gordurosas e inflamáveis, de origem vegetal, animal ou mineral». Posto isto, podemos dizer que o azeite é uma variedade de óleo, mais concretamente, um óleo de origem vegetal.

Por extensão de sentido, o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o azeite é ainda «óleo extraído de outros frutos, de plantas, ou de alguns animais».

Pergunta:

Gostaria da explicação para o termo incluso. Pode ser usado? Se sim, quando pode ser usado? E ainda mais... Está errado dizer «o desconto já está incluso» na nota fiscal? Qual é a regra certa para eu poder afirmar com certeza que o certo é: «o desconto já está incluído na nota fiscal»?

Resposta:

O termo incluso é adjectivo e particípio passado (irregular) do verbo incluir. Assim, é evidente que pode ser usado com os verbos auxiliares ser e estar; portanto, não é errado dizer «o desconto já está incluso na nota fiscal». Habitualmente, pelo menos em Portugal, diz-se «o desconto já está incluído na nota fiscal», mas o uso não transforma o que é correcto em incorrecto; permite-nos, sim, dizer que se podem usar as duas formas. Assim, se utilizar incluso, está correcto, mas o uso habitual de incluído, no contexto referido, também não se pode considerar errado. Por outro lado, há verbos em que se está a pôr de lado a forma regular e a empregar-se a forma irregular, assim como há casos em que ambos os particípios podem ser usados em determinado contexto.

O adjectivo incluso deriva do «lat[im] inclūsus,a,um, "encerrado, preso, rodeado, cerceado, escondido, secreto, incluso", part[icípio] pas[sado] de includēre; (...); f[orma] hist[órica] sXV encluso, sXV jncluso, 1596 inclusa», e significa «que se inclui; incluído»; «metido dentro de; inserido, contido», a exemplo de «documento i[ncluso] numa carta»; «anexado, juntado (a outra coisa ou a um todo); incorporado, reunido», como em «item i[ncluso] em um artigo»; «que está envolvido em, que faz parte de; compreendido, abrangido»; e «encerrado, fechado, enterrado em», como, por exemplo, na frase «siso i[ncluso] no osso».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber qual a relação das palavras implícito, subentendido, pressuposto. Qual o significado de implícito? Significa as duas últimas palavras citadas? Há diferença em subentendido e pressuposto? Entendo que sim, pois subentendido está implícito no texto, está presente no texto original; já pressuposto requer interpretação dos fatos presentes no texto. Se há diferença mesmo, como fica a palavra implícito?

Resposta:

O adjectivo implícito significa, geralmente, «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito». Subentendido quer dizer «que se entende, mas que não foi expresso». Pressuposto é, essencialmente, «aquilo que se supõe antecipadamente; pressuposição, conjectura, suposição».

Assim, entre implícito e subentendido há uma relação de sinonímia, mas o mesmo não acontece entre implícito e pressuposto ou entre subentendido e pressuposto.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Posso dizer: «dentro de água» ou «dentro da água»? A frase é: «As crianças brincam dentro de água.»

Em Portugal, qual é a diferença entre churrascaria e churrasqueira?

Resposta:

Posso dizer dentro de água ou dentro da água da piscina (do Parque Verde, por exemplo), dentro da água da praia da Costa de Caparica, etc. Assim, ao não especificar, como, por exemplo, em «eu estou dentro de água», escreve-se desta forma; no caso de se encontrar dentro da água de uma determinada piscina ou praia, escreve-se dentro da água. Deste modo, a frase é: «As crianças brincam dentro de água.»

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, diz que churrascaria é «restaurante que serve churrasco» e chama a churrasqueira «restaurante especializado em grelhados; churrascaria», o que acaba por ser a mesma coisa. O mesmo dicionário diz que, no Brasil, churrasqueira é «grelha de ferro ou aparelho eléctrico que serve para fazer churrasco».

Assim, em Portugal ou no Brasil, churrascaria é a mesma coisa: «restaurante que serve churrasco.» Já churrasqueira é, como vimos, um pouco diferente: em Portugal, trata-se, regra geral, de «restaurante», e no Brasil é «grelha de ferro ou aparelho eléctrico». De qualquer modo, em Portugal, também se chama churrasqueira a uma grelha de ferro que algumas habitações têm, geralmente no seu exterior, para fazer os grelhados.

Pergunta:

É complicado quando há várias respostas para uma única pergunta! Minha dúvida é: como se escreve "marcapasso"? Segundo o dicionário de Cegalla, marca passo; Academia Brasileira de Letras, marca-passo; "marcapasso", em sites. Afinal, qual a escrita correta?!

Resposta:

No Brasil, a Academia Brasileira de Letras é a maior autoridade da língua portuguesa. Assim, marca-passo parece-me a grafia preferível, pois é ainda a registada no Dicionário Eletrônico Houaiss. Este dicionário diz também que o plural é marca-passos. Por outro lado, considera que «a grafia aglutinada marcapasso é forma usual, mas não preferível (a exemplo de pára-quedas, pára-lama, tira-gosto, manda-chuva etc.)».

Marca-passo é vocábulo da fisiologia, tratando-se de «qualquer estrutura somática que tenha a função de estabelecer e manter uma atividade rítmica».