Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
100K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber a origem da palavra emprego.

Resposta:

Etimologicamente, a palavra emprego é «regr[essivo] de empregar»; por sua vez, empregar vem do «lat[im] implĭco,as,āvi,ātum,āre, "enlaçar, entrelaçar; embaraçar, impedir; juntar, unir; misturar, confundir; enviar, mandar"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIII enpregar, sXIV enplegar, sXV empregar, sXV ẽpregar».

O substantivo (nome) emprego quer dizer, essencialmente, «utilização prática; aplicação»; em linguística, é «qualquer uso de uma palavra ou de um elemento gramatical na fala ou na escrita».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria de saber se existe o advérbio "desbarramento" para dizer que se quer tirar a barra a um cartão que está barrado.

Obrigada pela resposta!

Resposta:

A existir, a palavra desbarramento é um nome (substantivo), tratando-se, por exemplo, de acção de «tirar a barra a um cartão que está barrado»; ou, ainda, de acção de «tirar o barro de qualquer zona onde está a mais». Com efeito, o verbo desbarrar quer dizer «destrancar, removendo a barra» ou, ainda, «limpar o barro de» e «abrir (o que está barrado, coberto por barro)».

Os dicionários consultados não registam desbarramento, mas o seu uso parece-me justificável, dado que é uma palavra bem formada e, até, necessária.

Pergunta:

Qual é o antónimo de carinhoso? Seria grosseiro, ou não carinhoso?

Agradeço a atenção!

Resposta:

O Dicionário de Sinónimos e Antónimos da Língua Portuguesa, da Texto Editores, diz que o antónimo de carinhoso é descarinhoso. Os sinónimos são, entre outros, afável, amável, meigo, terno e afectuoso.

Quanto a grosseiro, tem como antónimos delicado e gentil.

Pergunta:

Essa palavra pode ser escrita assim, de maneira aglutinada, ou é preciso usar um hífen, ficando "intra-substancial"? É termo usado em laudos médicos.

Resposta:

A palavra intrassubstancial não se encontra registada nos dicionários consultados, mas estes acolhem o termo intrassinovial (grafia da palavra no novo acordo), anteriormente grafado com hífen (intra-sinovial), forma ainda em vigor no português europeu.

Assim, a grafia da palavra, nos países onde o novo acordo já vigora, é intrassubstancial, enquanto, nos países que ainda não o observam, se escreve intra-substancial.

Pergunta:

As palavras "gemelaridade" e "intercorrência" existem?

Resposta:

O termo gemelaridade designa a «situação em que se verifica a gestação de mais do que um feto no útero»; deriva «de gemelar + -i- + -dade». Por sua vez, gemelar («do latim gemellāre-, "gémeo"») é «referente a gémeos; em que se desenvolvem gémeos».

A palavra intercorrência vem «do latim intercurrentĭa, "idem", particípio presente neutro plural substantivado de intercurrĕre, "correr entre"». Significa «acto de intercorrer; acto de se meter de permeio; ocorrência; variação; irregularidade».

[Fonte: Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora].