Textos publicados pelo autor
Ir + ir: «não vamos ir»
Pergunta: Vi na televisão a seguinte frase numa legenda, que julgo ser incorrecta[*]: «Não vamos ir».
Agradecia um comentário, perante a atitude de um colega que a defendeu e não aceitou os meus argumentos.
Desde já grato.
[* N. E. – O consulente adota a norma ortográfica de 1945.]Resposta: Do ponto de vista do padrão correto do português, evita-se, como já antes dissemos no Ciberdúvidas (ver Textos Relacionados, infra) o encontro do auxiliar ir com ir...
Operado vs. cirurgiado
Pergunta: Leio nos jornais impressos, vez por outra, o emprego da palavra cirurgiado.
Estaria correto o uso desse neologismo ou seria condenável a utilização dessa palavra, perante a norma culta da língua portuguesa?
Obrigado.Resposta: No lugar de operado e «submetido a cirurgia/intervenção cirúrgica», cirurgiado é termo que, embora circule no uso, não se recomenda por enquanto.
Assinale-se que o verbo...
A conjugação de eclodir
Pergunta: Qual é o presente do conjuntivo do verbo eclodir?Resposta: Para vários autores, eclodir, «tornar-se visível subitamente; surgir» (Dicionário Hoauiss), é um verbo defetivo, que só se conjuga nas formas cujo acento tónico se coloca depois do radical (formas arrizotónicas; cf. Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa, 1966). Nesta perspetiva, o verbo eclodir só terá, no presente do conjuntivo, as seguintes formas:...
A grafia de «mestre florestal»
Pergunta: Questiono como se escreve atualmente «mestre florestal», com ou sem hífen?Resposta: Não é obrigatório escrever «mestre florestal» com hífen. Na verdade, até se pode considerar dispensável a hifenização deste caso.
O termo «mestre florestal» é usado como denominação de uma das etapas da carreira de guarda florestal (cf. "CPF - Corpo de Polícia Florestal", Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Região Autónoma da Madeira).
As fontes aqui consultadas1 não indicam que haja...
Traços dialetais comuns ao Brasil e a Portugal
Pergunta: Estava a assistir a um vídeo na rede sobre o dialeto de Açores e vi que eles, assim como o Brasil, cortam o erre do infinitivo, ou seja, eles falam "amá(r)", "comê(r)", "ri(r)".
O que me fez perguntar o quanto parecido de Portugal o Brasil é.
Lembrei de outras questões, como por exemplo alguns brasileiros usarem o pronome pessoal de caso reto ele como se fosse de caso oblíquo.
Daí a pergunta: qual dialeto de Portugal se assemelha mais ao português do Brasil?Resposta: Não parece haver um dialeto de...
