Pergunta:
É frequente ler/ouvir o termo "alectuado" referido a doente acamado. "Alectuamento" seria o termo que designaria o "acamamento", eventualmente mais correcto, mas que não soa tão bem... A palavra não consta dos dicionários de português que tenho consultado. A origem estaria suportada, julgo eu, pela origem da palavra leito/"lectus". Gostaria de saber a V. opinião. Obrigado.
Resposta:
Comecemos por alectuamento, que se encontra no Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa (versão da 10.ª edição do dicionário de António de Morais Silva), com o significado de «processo usado no curativo de algumas formas de alienação». A definição é muito sumária, mas é legítimo supor-se que o referido processo consistisse em confinar à cama o paciente, pelo que é aceitável, também, aplicar o vocábulo a qualquer situação deste tipo.
Quanto a alectuado, os dicionários gerais não o acolhem. Contudo, a palavra encerra o mesmo radical que alectuamento, pressupondo um verbo alectuar, que os dicionários não atestam. Mesmo assim, em trabalhos científicos, a palavra pode ocorrer, sendo definida como o mesmo que acamado, uso que se exemplifica a seguir (sublinhado nosso):
(i) Os domínios transferir-se, elevar-se e virar-se, tal como foi referido na análise fatorial, pela proximidade conjunta identificada, refletem a capacidade de a pessoa se posicionar e deslocar do local onde se encontra (cama/cadeira) traduzindo um perfil de dependência designado por alectuado enquanto estado de confinamento ao leito (ACSS, 2010), ou como tradicionalmente é referido, pessoa acamada ou grande dependente. (Andreia Cátia Jorge da Silva, Famílias Que Integram Pessoas Dependentes no Autocuidado – Estudo Exploratório de Base Populacional no Concelho do Lisboa, tese de doutoramento em Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, 2013, p. 287.)
A citação remete para a codificação do Portal da Codificação Clínica e dos GDH.
Trata-se, portanto, de um termo que não parece ocorrer na língua não especializ...