Textos publicados pelo autor
Disjunção, adjunção, conjunção
Pergunta: Se disjunção, segundo a Porto Editora, é o acto ou efeito de disjungir, muito grato ficarei se me esclarecerem se adjunção e adjunto derivam do verbo juntar ou adjungir e, identicamente, se conjunção deriva do verbo juntar ou de conjungir.Resposta: As palavras apresentadas na pergunta são da mesma família, mas não são globalmente derivadas de...
A expressão «pé de castelo» (Goa)
Pergunta: Tenho estado a ler a obra Jacob e Dulce do luso-goês Francisco João da Costa (Gip) e, em pelo menos duas passagens, há personagens que se referem ao protagonista como «pé-de-castelo». Pelo contexto, depreende-se que será alguma forma de desconsideração. Porém, não consegui encontrar o significado concreto desta expressão em nenhum dicionário online e, mesmo esquadrinhando pelo Google, só encontrei alusões a um determinado tipo de formação/unidade militar histórica.
Sabem o que é que...
Acerto e asserto
Pergunta: Sei mais ou menos quando se usa acerto e quando se usa asserto, mas há um caso específico em que estou na dúvida.
É este: «Ele disse uma coisa estranhíssima, ninguém acreditou. Então ele demonstrou o seu acerto/asserto».
Obrigado.
Resposta: Acerto e asserto pronunciam-se da mesma maneira (são palavras homófonas) mas significados distintos e têm origens bastante diferentes. Contudo, no caso em apreço, as duas palavras...
As origens dos sufixos -ão e -asco/a
Pergunta: Quais as origens dos sufixos -ão (presente em calorão) e -asca (presente em nevasca)?
Por favor, muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: A forma -ão pode corresponder a diferentes sufixos, que se encontram descritos, por exemplo, no Dicionário Houaiss.
Limitando-nos a -ão como sufixo de aumentativo, a mesma fonte indica que é um sufixo que tem uma dupla origem, porque nela...
Gesto = «expressão facial»
Pergunta: Regressando a Os Lusíadas, reparo que a palavra gesto surge muitas vezes no texto com o sentido de «rosto» ou «fisionomia».
Curiosamente, os dicionários modernos preveem esse sentido. Mas, francamente, não me lembro de alguma vez ter utilizado ou escutado, no meu quotidiano, a palavra gesto com tal intenção.
Assim, o que pergunto é se esse significado é arcaico ou se, apesar de menos comum, continua a ser válido no português contemporâneo.
Muito...
