Pergunta:
A propósito de duas perguntas sobre as maiúsculas e minúsculas o mesmo consultor (Rui Ramos) dá duas respostas contraditórias sobre o P/p de Península/península Ibérica. Assim, numa primeira, diz o sr. Rui Ramos:
« [em minúscula] 2 - Nomes de continentes, mares, rios, países, regiões, acidentes geográficos Antárctida, Ásia, rio Tejo, serra da Estrela, golfo da Guiné, península Ibérica, região de Trás-os-Montes, montes Hermínios, península Antárctica (...)».
Dias depois responde o contrário:
«Os árabes perderam toda a terra que tinham ocupado na Península» (subentendo-se «Ibérica» e, por isso, o "P" maiúsculo de «Península»).
Pelo menos, esta é a regra de estilo consensual hoje na imprensa escrita, em Portugal.».
Em que ficamos? Eu, por mim, ainda fiquei mais baralhado.
Obrigado.
Resposta:
Deve escrever-se Península Ibérica, com p e i iniciais maiúsculos, conforme se regista no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora e no Dicionário de Topónimos e Gentílicos do Portal da Língua Portuguesa (ILTEC).1
O uso de p maiúsculo em Península Ibérica não é recente. Já em 1947, Rebelo Gonçalves no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (pág. 338/339), assinalava algumas combinações vocabulares que «apesar de baseadas em palavras designativas de acidentes geográficos, formam no seu conjunto locuções toponímicas e, consequentemente, não dispensam a maiúscula inicial naqueles elementos: Grandes Lagos, Península Ibérica, etc.» Em nota, o autor citado indica que a redução Península, em lugar de Península Ibérica, também se escreve com maiúscula inicial (ibidem).
1 A forma errónea "península Ibérica" foi retirada da passagem da resposta em causa.