Pergunta:
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, as palavras que nomeiam as estações do ano, os dias da semana e os meses perderam a letra maiúscula e tornaram-se nomes comuns. Estarei certo ou errado?
Na eventualidade de serem nomes comuns, eu concordo mais com a atribuição da subclasse «Nome comum concreto», pois são períodos de tempo específicos. Nas quatro estações do ano decorrem determinados acontecimentos associados às respetivas estações do ano: para os habitantes do Hemisfério Norte, o Natal é no Inverno, a Páscoa é na Primavera e as Férias Grandes são no Verão.
Gostaria que me confirmassem a veracidade ou não desta questão, pois já li noutros lados que as estações do ano também poderão ser considerados nomes comuns abstratos.
Resposta:
1. Do ponto de vista ortográfico, os nomes dos meses e das estações do ano passam efetivamente a ser tratados como nomes comuns, mas devem ser vistos como nomes próprios.
No contexto da descrição gramatical brasileira, Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2002, págs. 113-114; ver Textos Relacionados) considera fevereiro é nome comum. Contudo, a Gramática do Português da Fundação Calouste Gulbenkian (2013, p. 1008) inclui os nomes das estações do ano, dos meses e até dos dias da semana entre os nomes próprios, fazendo as seguintes observações:
«[São nomes próprios os] Nomes de intervalos temporais convencionalizados, como os meses do ano (janeiro, fevereiro, março, outubro), as estações do ano (inverno, primavera, verão e outono), os dias da semana (sábado, domingo, segunda-feira), bem como os períodos correspondentes a festividades, religiosas ou pagãs, como Natal, Páscoa, Carnaval. Em cada ciclo temporal adequado, estes nomes designam entidades particulares (em cada ano, só existe uma época do Natal ou mês de janeiro; em cada semana só existe uma segunda-feira). No entanto, dado que, num contexto temporal mais vasto, estes períodos recorrem ciclicamente, deixam de ser únicos, talvez por isso, este nomes, tal como os nomes comuns, adquiriram um significado lexical que se pode consultar num dicionário, deixando de ser sentidos como nomes próprios por muitos falantes. Note-se também qu...