Pergunta:
Numa sequência de advérbios de modo, em que os primeiros são abreviados, sem utilização da terminação -mente, a concordância deve ser feita com o sujeito?
«O João chegou lenta e pausadamente», ou «O João chegou lento e pausadamente»?
E no caso de sujeitos omissos?
«Trabalhámos árdua e longamente para atingir os objetivos», ou «Trabalhámos árduo e longamente para atingir os objetivos»?
Por último, no caso anterior, a palavra árdua deve ser grafada com acento, ou não, já que constitui uma abreviatura de uma palavra não acentuada (arduamente)?
Resposta:
Deve escrever-se «lenta e pausadamente» e «árdua e longamente».
A associação (coordenação) de dois advérbios de modo costuma fazer-se retirando ao primeiro advérbio coordenado o sufixo (não é uma terminação) -mente: «lenta e pausadamente». Como a base de derivação deste tipo de advérbios é geralmente a forma de feminino de um adjetivo (ávido, ávida → avidamente), o primeiro advérbio de modo, ao ficar abreviado, mantém a ortografia do adjetivo donde deriva: «ávida e cruelmente». Sendo assim, o segundo exemplo em questão deverá escrever-se «árdua e longamente».
É de frisar que, por estarmos a falar de advérbios, que são palavras invariáveis, não tem sentido pensar que estes tenham de concordar com o sujeito ou com qualquer outro constituinte frásico. Outra coisa é dizer que a interação dos advérbios se faz com o verbo («trabalham árdua e longamente»), com outro advérbio («extremamente longe») ou com um adjetivo («extremamente contente»). No respeitante à sintaxe dos exemplos em questão, a interação é com o predicado. Assim, as frases devem ser as seguintes:
1 – «O João chegou lenta e pausadamente.»
2 – «Trabalhámos árdua e longamente.»