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Textos publicados pelo autor

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A figura de estilo hipálage
no poema Prefiro rosas, meu amor, à Pátria,
de Ricardo Reis

Pergunta: Gostaria que alguém me ajudasse na análise da figura de estilo presente no 2.º verso do último terceto do poema Prefiro rosas, meu amor, à Pátria, de Ricardo Reis. Aqui deixo o terceto: «Nada, salvo o desejo de indif’rença E a confiança mole  Na hora fugitiva.» Agradeço desde já toda a ajuda que me puder ser dada!Resposta: No verso «E a confiança mole», há a junção de um adjetivo cujo significado normalmente não deveria estar associado ao substantivo apresentado. A confiança é um conceito subjetivo, pode ser...

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O neologismo namorido

Pergunta: Há alguma informação sobre a palavra "namorido" no tocante à sua integração oficial à língua portuguesa?Resposta: O termo só se encontra dicionarizado no Brasil. Em Portugal, nos dicionários consultados, não o encontrámos. No país da América do Sul, o vocábulo significa uma «relação não formalizada, mas estável, entre homem e mulher», resultando do caldeamento das palavras namorado e marido. Neste prisma, parece ser um neologismo recente e referente a uma determinada...

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A formação de reequilibrante

Pergunta: Gostava de saber se é possível utilizar o termo reequilibrante em português, p. ex., "Gel de duche esfoliante e reequilibrante". Cumprimentos. Resposta: Apesar de não se encontrar o termo nos dicionários pesquisados, é legítimo utilizar este vocábulo, uma vez que o prefixo re- significa «ação repetida» (Priberam). Assim, reequilibrar significará «voltar a equilibrar», e reequilibrante será o particípio presente...

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«Narrativa por encaixe» = «por encaixamento»

Pergunta: Diz-se «sequência narrativa por encaixe», ou pode usar-se o termo encaixamento?Resposta: Pode usar-se as duas expressões, que são sinónimas e aceites na terminologia literária. O Dicionário Priberam salienta que encaixamento é o mesmo que encaixe. C. Brémond [C. Brémond: Logique du récit (1973); Sholomith Rimmon-Kenan: Narrative Fiction: Contemporary Poetics (1983); T. Todorov: “Les catégories du récit...
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