Textos publicados pela autora
Complexificar e contemplamento
Pergunta: "Complexificar", "contemplamento": podem-se utilizar, ou não passam de erros?Resposta: O termo complexificar já se encontra dicionarizado:
complexificar (de complexo + ficar) — tornar ou tornar-se complexo; causar ou sofrer complexificações (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).
Quanto ao termo contemplamento, não o encontrei em nenhum dos dicionários de referência consultados, nem em...
Ombreira e umbreira
Pergunta: Não existe nenhum resultado encontrado para "umbreira" na Infopédia, no entanto outros dicionários igualam a "ombreira". Gostaria de saber se "umbreira" é uma palavra que ainda se pode usar.Resposta: Os termos umbreira e ombreira são sinónimos. O termo umbreira é usado mais como termo da construção civil, por analogia com umbral, enquanto ombreira se usa mais como termo ligado ao vestuário, por analogia com...
O verbo correspondente ao nome sono
Pergunta: Que verbo corresponde ao nome sono?Resposta: Há alguns verbos em cuja formação entra a palavra sono, embora o seu uso não seja muito comum:
Sonolear – v. int. – «cair em sonolência, dormitar»;
Sonolentar – v. trans. – «tornar longo, maçudo, fastidioso, sonolento»; v. int. – «dormitar, passar pelo sono»;
Sonambular – v. int. – «estar adormecido, mas andar, falar e executar actos habituais de...
A sintaxe do verbo arrotar
Pergunta: O que dizer da expressão «arrotar a...» sardinhas, por exemplo? É aceitável juntar toda a ideia de que se arrota com aroma e dizer «arrotar a algo», uma vez que tossir, espirrar ou arrotar são por si só acções finais?Resposta: Arrotar vem do latim eructare («vomitar», «lançar») e significa:
• «dar arrotos»: «Não se deve arrotar à mesa»;
• «expelir, pela boca, gases de estômago, emitindo, por vezes, um ruído ou um cheiro»: «arrotar os pimentos», «arrotar o almoço»;
•«mostrar-se...
O significado da expressão «relacionamento convoluto»
Pergunta: Poderiam definir o significado da expressão «relacionamento convoluto»?Resposta: Convoluto (do latim convulutus, particípio passado de convolvere, «girar», «enrolar») é um adjectivo que significa: «1. Que é enrolado sobre si mesmo ou à roda de qualquer objecto. 2. Bot. Diz-se da prefloração em que cada peça está enrolada longitudinalmente sobre si mesma, em forma de tubo» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).
Talvez se pretenda...
