Pergunta:
No âmbito jurídico, inclusive em decisões judiciais e em artigos acadêmicos, não é raro o adjetivo "nupercitado(a)", aparentemente como sinônimo de supracitado(a).
Exemplo: «[...] É certo que a lei nupercitada estabelece em seu art. 6.º: "Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas".»
Gostaria de saber se o adjetivo existe, e qual o significado do prefixo nuper-. Observo que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras registra o adjetivo nuperpublicado.
Desde já agradeço.
Resposta:
À semelhança de nuperpublicado, registado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, o adjetivo nupercitado também existe. Este adjetivo é derivado por prefixação, sendo que ao prefixo nuper- se agrega o adjetivo citado. Este prefixo, que vem do latim nuper, com o significado de «recentemente, há pouco», é um elemento de formação de palavra que exprime a mesma ideia que recém. Posto isto, nupercitado significa «citado recentemente».