Qimbundo /kimbundu
No dicionário, encontrei «quimbundo», mas num trabalho do Ciberdúvidas, assinado por Rui Ramos, especialista em línguas africanas, leio «kimbundu». Será esta a forma aportuguesada e a outra a original nesta língua angolana? Qual é a recomendada pelo Ciberdúvidas?
Deveriam publicar mais trabalhos deste género, pois é muito difícil encontrar obras que tratem das línguas dos países africanos onde se fala português.
Rainhas
Queiram fazer o favor de me confirmar se a palavra rainha é acentuada no plural. Bem haja!
Os ditongos «ou» e «oi»
Gostava de saber como é que se explica a alternância dos ditongos "ou" e "oi".
Desincentivar
É correcto escrever «desincentivar»?
Porquê
O acento circunflexo no «porquê» só se utiliza em posição final ou, também, como no exemplo da pergunta anterior (porquê perguntaste isso?)?
Sanduíche
Posso comer e/ou escrever «uma sandes» ou devo dizer/escrever «uma sanduíche, uma sandwich,ou um pão com queijo ou fiambre?»
Convite com crase
Socorro! Minha esposa está escrevendo um livro e o título é: "Gestalt : Um convite a mudança". O que o título quer deixar transparecer é: "Gestalt : um convite (às pessoas para, através dela, conseguirem) mudança". Eu penso que, no título, «a mudança» não leva crase, pois não está o artigo «a» em momento algum. Minha defesa é que, se eu usasse uma palavra masculina, por exemplo, orgasmo, eu escreveria: «um convite a orgasmo» e não «um convite ao orgasmo». Por favor, respondam logo, pois o livro já está pronto para ser impresso, sem falar na possibilidade de crise matrimonial…
Etc.
Quando etc. aparece no final de uma frase deve-se escrever outro ponto (etc. .)?
Castanheira de Pêra (Portugal)
Gostava de tentar resolver uma questão que se mantém em aberto nessa vila há já bastante tempo. Deverá escrever-se «Castanheira de Pera» ou «Castanheira de Pêra». Presumo que seja esta segunda forma aquela que deve ser utilizada, mas gostava de saber a vossa opinião.
Cabo-verdiano
Sou natural e residente em Cabo Verde, gostaria de saber como e que se deve escrever correctamente a minha nacionalidade: Caboverdiano, Cabo-verdiano ou Caboverdeano?