DÚVIDAS

Sobre a grafia de musculoesquelético
Em resposta a como se escreve "músculo-esquelético", foi-me referido que o hífen se abolia e que a forma correcta era musculoesquelético. Após breve consulta do prontuário, questiono: não se trata de palavra composta de origem nominal com derivados do latim ou do grego mas sim de um composto por justaposição de palavras que devem manter a acentuação respectiva. A dúvida é: como se escreve o termo referido e porquê? Obrigado pela atenção.
A morfologia, a etimologia e os signficados do verbo abotoar
Os vocábulos formados pela agregação simultânea de prefixo e sufixo a um radical designam-se de parassintéticas. Nos verbos abotoar, embainhar, amanhecer e ensurdecer (cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo) é fácil identificar o radical, à excepção do primeiro. Surge-me, assim esta dificuldade. Se for «botão», como parece, qual foi o processo de transformação desse radical? Ou devo dizer, antes, desses radicais? Grata por uma resposta.
Verde-musgo, azul-marinho e azul-celeste
Como saber se o segundo elemento do adjectivo composto verde-musgo, azul-marinho e azul-celeste é na realidade nome ou substantivo? Que exercícios ou técnicas podemos adoptar para chegar a conclusão ou explicar que se trata de verdadeiros nomes? E porquê chamar a esses compostos de adjectivos compostos? Para terminar, no composto castanho-claro, a que classe morfológica pertence o segundo elemento?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa