DÚVIDAS

Os verbos grisar-se e ascentrar-se
Em expressões do tipo «O pessoal grisou-se todo à minha pala» e «Ela passou-se dos carretos de vez, e ele ascent(r)ou-se», os verbos grisar-se e ascentrar-se (não sei se este último leva erre), ainda que em gíria, querem mesmo dizer «divertir-se» e «acalmar-se», respectivamente?... São formas verbais que oiço bastante (e que sempre utilizei em família) mas que tenho dificuldade em encontrar atestadas em dicionários ou, pelo menos, com o significado que lhes conheço... Obrigado!
Verbos de alternância causativa: «desvalorizar o real» vs. «o real desvaloriza-se»
Há alguns anos, um jornal brasileiro ostentou a manchete «Real desvaloriza!». Fiquei imaginando se a construção correta não seria «Real desvaloriza-se!». Existem outras que também me deixam na dúvida. Aqui vão elas: «Com as muitas chuvas, a represa encheu e rompeu», ou «Com as muitas chuvas, a represa encheu-se e rompeu-se»? «João e Antônia casaram», ou «João e Antônia casaram-se»? Se puderem acrescentar outros exemplos semelhantes e analisá-los, ficaria grato. O veredito que nunca mente nem erra — o do Ciberdúvidas — por favor. Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa