O verbo igualizar
Existe o verbo igualizar?
Pagar, ou pagarem?
Trata-se da revista semanal brasileira Época. Na edição n.º 472, de 4 de Junho de 2007, página 37, no artigo "A conta fica com... a gente", está correta a construção «A Federação Brasileira dos Bancos quer fazer os cofres públicos pagar a conta das perdas do Plano Bresser»?
Não seria pagarem?
Grato pela atenção.
«O governo extrapolou...»
Gostaria de saber se está correcta a seguinte frase: «O governo extrapolou quando deu ordens para...»
Os meus agradecimentos antecipados.
O significado de seja em questões de matemática
Gostaria de saber qual o significado de seja em questões de matemática como a citada a seguir: «Seja f a função definida por f(x) = (x - 2). Então f é igual...»
Se, nesse contexto, seja significar é, então não alteraria a pontuação. No entanto, se tiver o significado de «sendo» («sendo f a função...»), eu utilizaria uma vírgula antes de então.
Aguardo uma resposta. Grata.
O sentido de desparelhar
«Este que por desafrontada aparência, sacudir da espada e desparelhadas vestes, ainda que descalço, parece soldado...» (Saramago, Memorial do Convento).Que sentido tem a palavra desparelhar?
O verbo cominar
Gostaria de saber se é apropriado utilizar a expressão «processo disciplinar cominado com sanção...» ou se será mais adequado utilizar «processo disciplinar culminado com sanção...»?
Atarraxar
Qual é a expressão mais correcta: atarrachar, ou atarraxar?
Ainda o verbo premiar
Agradeço a resposta enviada a mim, mas tomo a liberdade de discordar da referência do verbo premiar, conforme aparece em vossa resposta «premeio, premeias...», que, segundo consta em gramática da língua portuguesa (por exemplo, Nossa Gramática, de Luiz Antonio Sacconi e em outras), só abrigam cinco verbos com esse tipo de conjugação, a saber: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. Conforme consulta ao Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o verbo premiar aparece com a conjugação: eu premio, tu premias, etc.
Gostaria de saber qual a justificativa para a inclusão do verbo premiar nos moldes apresentados em vossa resposta.
Subscrita
Subscrita pode estar no presente do indicativo ou no imperativo afirmativo ou negativo.
«Subscrita a petição pelo advogado, tornem os autos conclusos.»
A interpretação pode ser:
a) que já foi subscrita a petição pelo advogado...?
b) que não foi subscrita a petição pelo advogado...?
O tempo do verbo, no caso, qual é? Ou trata-se de adjetivo («petição subscrita»)?
Subscrita é homógrafa e homófona. Daí a dificuldade de interpretação. Está correto?
A regência do verbo almejar
«Escrever romance é muito chato», disse a imortal Rachel de Queiroz, e ela deve estar certa. Mas se um aprendiz das letras diz que «almeja a uma carreira literária», ele está certo, mesmo sendo uma coisa muito chata, ou deve desistir de imediato?
A gramática diz que, quando transitivo, almejar é direto ou indireto. Quando indireto, geralmente rege a preposição por, mas em alguns casos, como em «almeja a uma carreira literária», exemplo que colhi num site, seria correto o verbo almejar a preposição a?
«Almejo uma resposta.»
«Almejo pela resposta.»
