Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: conjunção
Fernanda Moreira Professora de Português Vila das Aves, Portugal 89K

Gostaria que referissem as situações em que a locução conjuncional «de modo que» está presente (locução conjuncional final ou/e consecutiva), bem como as diferenças entre «de modo que», «de tal modo que» e «de modo a (?) que». Obrigada.

Sofia de Castro Portugal 28K

Como devo dizer?

(i) Quer seja histórias, quer seja documentários.
(ii) Quer sejam histórias, quer sejam documentários.

Agradecida.

Sara Leite Portugal 3K

O jornal Público de 05.04.2006 apresenta esta frase: «De acordo com a BBC, não era ainda claro se este processo vai decorrer em paralelo com o de Dujail [...] ou se apenas começará depois deste.»
Não me parece legítimo que a expressão «ser claro» reja a conjunção «se» (quanto a mim, «que» seria mais adequada), mas não tenho a certeza de ser incorrecta esta construção.
Agradeço, desde já, o vosso esclarecimento.

Andreia Dutra Portugal 3K

Ao estudar a língua espanhola, muitas vezes deparo-me a reflectir na nossa própria língua. É correcto em português dizer «Apenas cheguei a casa, telefonei-lhe»? Tenho dúvidas se neste caso a palavra «apenas» se pode utilizar como fazem os espanhóis. Obrigado pela atenção.

Stephanie Azevedo Portugal 7K

«Pois» é uma locução ou uma conjunção causal?

Regina Pio Vezan Brasil 7K

Gostaria de saber se, quando utilizo a palavra «contudo», ela expressa apenas os significados «todavia», «não obstante», «no entanto» ou tem algum significado além?
Muito obrigada.

Joanna Drzazgowska Professora Polónia 17K

Depois de «embora» e «ainda que» em Portugal só se usa conjuntivo quando a acção não foi realizada e no Brasil sempre, é verdade? Encontrei essa informação numa gramática... Outra gramática que tenho diz que sempre se tem de usar conjuntivo. Então as frases: «Embora “tinha” escurecido decidi ir ao jardim» e «Ainda que “percebi” que estava sozinha, fugi» – estão correctas ou não?
Obrigada pela ajuda!

Paulo Pereira Brasil 7K

«Chovia, porém fui à rua» «Chovia; fui, porém, à rua.» «Chovia; fui à rua, porém. Estas frases são de significado quase idêntico, daí que seja discutível de, no primeiro caso, se considerar «porém» como um conetor e não uma conjunção. Já na antiga gramática se aludia de leve a isto. Vejam no entanto a diferença «Vou para a cama, pois estou cansado» «Vou para cama, estou, pois, cansado» «Vou para cama, estou cansado, pois» Não pega... Não é o mesmo... As duas últimas frases não aderem tão facilmente à primeira como no caso de cima. Não confundam as coisas, pois! O «pois» português é algo único, não façam comparações com as gramáticas estrangeiras. Não matem o «pois»!

Gil Costa Portugal 3K

Vivam os CTT e a Vodafone (nunca pensei dizer isto!).Bem-vindos. Temo que vou abrir um novo grupo de perguntas: Como designar um espectáculo que se vai fazer na rua, de outra maneira que não "arruada"? Gostaria também que discorressem um pouco sobre as expressões com repetição de palavras:"... se se tem feito diferente..."; ou"... o que ela verdadeiramente é é uma beauté du diable!" [Equador; Miguel S. T.] Como livrar-nos delas? Agradecidos cumprimentos.

Fernando Bueno Brasil 7K

Está correto o uso de "em" na frase seguinte: "Em sendo bom o discurso, ainda melhor ficou, depois de corrigido"?
Na frase "Se já era bom o discurso, ainda melhor ficou, depois de corrigido", equivalente à primeira, o "se" funciona como conjunção concessiva?

Obrigado.