DÚVIDAS

A preposição de + oração de infinitivo: «de comer»
Eu li na gramática de Bechara (2018) que orações reduzidas de infinito como: «Eu estive com fome, e deste de comer.» «Eu estive com sede, e me deste de beber.» são orações adverbiais de finalidade, pois é como se dissesse: «Eu estive com fome e me deste algo para que eu comesse.» «Eu estive com sede, e me deste algo para que eu bebesse.» Mas o que eu gostaria de saber o porquê de estas orações reduzidas de infinitivo virem antecedidas da preposição de e assumirem um valor de oração adverbial de finalidade. O motivo seria por causa do verbo dar + de + (verbo no infinito)? Seria por causa da antonímia entre as palavras que norteiam o período: fome × comer, sede × beber? Eu realmente não sei. Desde já, fico agradecido pela resposta.
Dissertação
Como devo fazer uma boa dissertação? Vou prestar concurso para a polícia Militar de Contagem-MG, que será no dia 4 de novembro. O que me aconselham pesquisar mais especificamente, para um concurso a nível de 2.º grau? Sempre estudei por este ‘site’. Deu sorte, passei no vestibular de Enfermagem. Mas meu sonho é trabalhar na Enfermagem /Militar. Estou desenvolvendo um progeto "A percepção do idoso institucionalizado"; se conhecerem algum ‘site’ que possa me ajudar...ou relacionado com a 3.ª idade...
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa