DÚVIDAS

Disjunção, adjunção, conjunção

Se disjunção, segundo a Porto Editora, é o acto ou efeito de disjungir, muito grato ficarei se me esclarecerem se adjunção e adjunto derivam do verbo juntar ou adjungir e, identicamente, se conjunção deriva do verbo juntar ou de conjungir.

Resposta

As palavras apresentadas na pergunta são da mesma família, mas não são globalmente derivadas de juntar nem de adjungir.

O que se passa é que são palavras que se formaram em latim, a partir de um radical que veio a dar, em português, juntar, derivado do adjetivo junto, e este do latim junctum", forma do verbo também latino jungere, e jungir, este diretamente do latim jungere.

Sendo assim, adjunto e adjunção entram no português relativamente tarde (entre os século XVII e XVIII), como adaptações do latim clássico adjunctus, a, um e adjunctio, respetivamente. Adjungir, que significa «associar», é também uma adaptação tardia do latim adjungere, adaptação que tem em conta a forma tradicional jungir.

Quanto a conjunção, é adaptação direta do latim conjunctio, -onis, nome que se relaciona com conjugere, verbo donde se criou, já no século XX, conjungir, que significa «ligar-se» e «unir-se pelo matrimónio».

Fontes da informação: Dicionário Houaiss, Infopédia e dicionário da Academia das Ciências de Lisboa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa