DÚVIDAS

Troca da terminação -am por -em (Portugal)

Em muitas localidades alentejanas diz-me "estiverem", "ficarem", "forem", em vez de estiveram, ficaram, foram.

No meu entender são erros de português, no entanto, gostaria de saber se de alguma forma tal forma de falar pode ser considerada característica do sotaque alentejano.

Obrigada!

Resposta

A troca da terminação -am por -em é típica de muitos falares regionais de Portugal – não é exclusiva do Alentejo.

Encontra-se, por exemplo, na Estremadura, no Algarve e nos Açores. É um traço dialectal, que a língua padrão não aceita, mas que se encontra descrito na Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013-2020, p. 124-126)1:

«No campo da morfologia verbal, os dialetos (portugueses) revelam alguma tendência a fazer convergir as terminações das diferentes conjugações, novelando-as preferencialmente com as terminações próprias da 2.ª conjugação (infinitivo terminado em -er), em vários tempos e pessoas, a que correspondem diferentes distribuições geográficas [...]:

[...] (iii) As terminações em -am da 3.ª pessoa do plural do presente e do pretérito imperfeito do indicativo dos verbos da 1.ª conjugação tendem a convergir em -em, terminação da mesma pessoa e dos mesmos tempos dos verbos da 2.ª e da 3.ª conjugações [...]:

(39) a. (Falando de lobos) os animais... aqueles... o hábito... quando é para morder procurem o pescoço. (ALEPG, Cabeço de Vide, Portalegre)

       b. Naquele tempo era a saia ali junto do pé! Se uma pessoa visse ali por cima [...] do artelho começava dormente, [...], se visse o joelho, desnorteava! Agora... andem nuas, ninguém liga! (ALEPG, Porches, Faro [...]

       d. Não sei como é que eles apanhem aquilo. (ALEPG, Rabo de Peixe, Açores) [...]

       f. Eles plantem no jardim. (ALEPG, Porto da Cruz, Madeira)»

Esta terminação pode chegar a "-im": «Eles roçavim o mato. (ALEPG, Dagorda, Lisboa)» (ibidem).

 

1 Nas atestações, a sigla ALEPG corresponde ao arquivo sonoro do Atlas Linguístico-Etnográfco de Portugal e da Galiza.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa