Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Figuras de estilo
Eduarda Soares Estudante Tavira, Portugal 17K

Na frase «O ar estava azul, e o mar, tão morno», qual o recurso expressivo presente?

Joana Cabral Psicóloga/investigadora Porto, Portugal 9K

Estou a redigir uma tese de doutoramento e com frequência preparo também artigos para publicação em revistas científicas da área. Muitas vezes deparo-me com uma dúvida relativamente ao uso de palavras que no contexto em questão são usadas não no seu sentido literal. Exemplo «guarda-chuva conceptual». Por hábito coloco a expressão guarda-chuva em itálico para evitar as aspas, que na escrita científica têm outra utilização muito específica. Ainda assim tenho dúvidas se o correcto seria usar o itálico ou aspas simples.

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Álvaro Lima Estudante Ipiaú, Brasil 9K

Gostaria, por gentileza, que a equipe do Ciberdúvidas me ajudasse; o que é a animalização (figura de linguagem)? Ela aparece muito no realismo brasileiro, mais explicitamente, nas obras de Aluísio Azevedo, como O Cortiço. Ela também aparece no realismo em Portugal?

Liliana Santos Bombeira Leiria, Portugal 19K

Qual a figura de estilo predominante no seguinte parágrafo?

«Os casinholos de madeira, assolapados ao longo da rua, seguiam-se, indiscretos, com os olhos baços das janelas, enquanto as chaminés, de fasquias rotas e empenadas, golfavam de alto a baixo roscas pardas de fumo.»

Luís Cajão, «Emboscadas», in Os Melhores Contos e Novelas Portugueses.

Estou na dúvida entre metáfora e personificação.

Rita Lopes Estudante Figueira da Foz, Portugal 25K

«... Era uma manhã muito fresca, toda azul e branca, sem uma nuvem, com um lindo sol que não aquecia, e punha nas ruas, nas fachadas das casas, barras alegres de claridade dourada. Lisboa acordava lentamente: as saloias ainda andavam pelas portas com os seirões das hortaliças; varria-se devagar a testada das lojas; no ar macio morria à distância um toque fino de missa.»

Pretendia saber quais os recursos estilísticos, a sua expressividade e os respectivos exemplos existentes neste excerto.

Obrigada.

Liliana Santos Bombeira Leiria, Portugal 4K

Na obra de Eça de Queirós A Cidade e as Serras, encontra-se a seguinte frase: «No dia, entre todos bendito, em que a Pérola apareceu à barra com o Messias (...).»

Quais as figuras de estilo presentes?

Estou em dúvida se serão sinédoque e metonímia.

Paulo Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 7K

A análise de Eunice Marta em Os Lusíadas: aposto, sinestesia, hipérbole, anástrofe é magnífica; quanto à hipérbole, tal foi o exagero de Camões, que poderia ser classificada, "hiperbolicamente", como auxese.

Celso Corte Real Correia Estudante Luanda, Angola 46K

Por favor identifiquem nos seguintes frases algumas figuras de estilo:

«Tinha das mulheres lindas as graças belas, infindas de encantos, encantos mil.»

«E no seu todo brilhava o ar mais doce e gentil.»

Por outro lado aprendi que num texto poético se expressa o eu, sentimentos e por aí adiante. Será possível um texto poético ser descritivo?

Como identificar o sujeito poético dum texto poético? Que metodologia seguir para alcançar esse objectivo?

Ana Rodrigues Estudante Lisboa, Portugal 9K

Estou a dar Os Lusíadas e não consigo perceber o seguinte:

O porquê do aposto na expressão: «mas já a Amorosa estrela cintilava/Diante do Sol claro, no Horizonte! Mensageira do dia (...)» (estância 85)

E qual a figura de estilo usada e o seu significado na expressão «Em pedaços a fazem cum ruído/que o Mundo parece ser destruído!»?

Obrigada.

Filipa Pinto Estudante Porto, Portugal 7K

Gostaria de saber qual a figura de estilo relativa à expressão «onda de alegria».

Obrigada!