DÚVIDAS

Etimologia e fenómenos fonéticos de atum e mão
Gostaria de colocar dúvidas que considero pertinentes, pois um dos meus discentes ficou confuso e eu também. Lecciono o 9.º ano pela sexta vez e nunca me tinham ocorrido "problemas" com esta matéria. Em constante aprendizagem... A dúvida surgiu devido à palavra latina thunum, que depois originou atum nos nossos dias. Poderia explicitar os fenómenos que ocorrem com esta palavra? E no caso da palavra manu, que passou para mão? Sei que sucedeu uma nasalação por influência do n, mas depois esta desaparece e dá-se uma síncope? Já agora, como sabemos que fenómeno ocorreu primeiro e sucessivamente? Há algum modo de o saber? Agradeço desde já a sua colaboração.
Exemplos de simplificação, complexificação e derivação no português
As mudanças linguísticas são o conjunto de alterações da língua, ao longo da sua evolução histórica. Ocorre devido a factores internos e externos: Factores internos são condições de mudança dentro da própria estrutura da língua. Os factores internos são: Simplificação — a língua torna-se menos complexa. Complexificação — a língua torna-se mais complexa. Derivação — tendência que as línguas da mesma família têm para tomarem o mesmo sentido de mudança. Gostaria de saber exemplos de simplificação, complexificação e derivação que tenham ocorrido no português da época moderna.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa