Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de nomes próprios
Maria Lavrador Professora do 1.º ciclo Montijo, Portugal 4K

Junto a Palmela há uma quinta com o nome de Quinta das Façalvas. Como a boda do casamento da minha filha vai ser lá, gostaria de saber a origem do nome Façalvas e o seu significado.

Agradeço qualquer esclarecimento que me possa ser dado.

Rui Rodrigues Auxiliar de a{#c|}ção educativa Nelas, Portugal 3K

Gostaria de saber a origem da palavra Laceiras, que é o nome da minha aldeia, em Carregal do Sal.

Obrigado.

Paula Melo Oficial Lisboa, Portugal 3K

Que critério se utiliza para nomear as localidades? Ex.: O que é que está correcto, Câmara Municipal de Alandroal, ou Câmara Municipal do Alandroal?

Vânia Azinheira Eng.ª de produção animal Santarém, Portugal 6K

Qual a origem do sobrenome Azinheira?

Fernando Baptista Médico Vila Nova de Gaia, Portugal 6K

Santo Tirso! Ou "Santo Terço"? Quem era? O que fez? E porquê há uma cidade portuguesa chamada Santo Tirso?

Pedro Henriques Empresário Sagres, Portugal 6K

Qual é a origem do nome Licínia?

José Manuel Quintaneiro Selorindo Militar Vendas Novas, Portugal 6K

Gostava de saber a origem do nome Selorindo, que já vi escrito com C (Celorindo) e com S (Selorindo).

Grato pela vossa atenção.

Gabriela Esperança Fisioterapeuta Figueira da Foz, Portugal 3K

Gostaria de saber a origem do apelido Engenheiro. Tenho uma amiga com este apelido e, para além de membros da mesma família, não temos conhecimento de mais ninguém com este apelido. Já procurámos em várias fontes e só conseguimos encontrar "srs. engenheiros"...
Obrigada.

Emília Antunes dos Santos Artista plástica Lisboa, Portugal 7K

Estou a tentar fazer a minha árvore geneológica. Há três gerações atrás apareceu-me o sobrenome Nunes Perna; ex.: Manuel, filho de João, e por aí adiante; a família é originária de Tomar. Mas o sobrenome é muito estranho Nunes Perna, não sei o que lhe poderá ter dado origem; inclusivamente a minha avó Emília "deixou cair este apelido". Como estou a escrever a história, achava interessante, se alguém pudesse esclarecer-me.

Desde já muito grata.

Conceição Ribeiro Funcionária pública Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de conhecer a etimologia da palavra tutor — grega e romana.