«Pedir que...» vs. «pedir a alguém que...»
Gostaria de saber se a regência do verbo pedir na seguinte sentença está adequada:
«Professora é demitida por pedir que Trump retire 'alunos ilegais' de escola.»
O correto seria «...pedir a Trump que retire...»?
Grato pelo caprichoso serviço prestado.
A sintaxe do verbo mirar
«Os mais recentes ataques miraram o Censo Nacional.»
O verbo mirar é transitivo direto ou indireto?
Grato.
A regência do verbo transferir
Qual a regência do verbo transferir quando ele é transitivo indireto? Eu posso usar as preposições a e para?
O nome idade referido a entidades não animadas
A palavra idade pode usar-se mesmo quando não se refere a pessoas?
Por exemplo: «Qual a idade da sua empresa?»
A pergunta em cima está correta?
Obrigado.
Regências e construção relativa na frase
«Não faz ideia da pessoa com quem você está mexendo»
«Não faz ideia da pessoa com quem você está mexendo»
«Você não faz ideia com quem você está mexendo.» A frase está correta ou apresenta algum erro?
Julgo que a preposição de deveria constar, porque quem «faz ideia» o faz de algo, como: «Você não faz ideia de como isso me machucou.», mas a presença da preposição me soa estranha. Como fica?
Grato!
Os nomes abstratos e a função de sujeito
em frases copulativas
em frases copulativas
Um substantivo abstrato pode ser sujeito em detrimento de um substantivo concreto, como «A solidão é o melhor remédio»?
Seria mais certo eu dizer «O melhor remédio é a solidão»? Ou tanto faz?
O termo preto-velho
A palavra "preto-velho" tem hífen? Se sim, o plural seria pretos-velhos? Esse é o nome de uma entidade que trabalha na religião de umbanda no Brasil.
Obrigada!
Ainda o comparativo e o superlativo dos advérbios bem e mal
Embora encontre vários esclarecimentos no Ciberdúvidas sobre o uso dos comparativos mais bem e melhor – o primeiro sempre com a ligação a um adjetivo participial –, mantenho esta hesitação: «Ele é quem hoje mais bem escreve na imprensa portuguesa», ou tem de ser «Ele é hoje quem melhor escreve na imprensa portuguesa»?
Obrigado.
Uso de eis com pronomes pessoais
Sei que as formas ei-lo e suas variantes de género e número são válidas. Mas sempre tive dúvida se existe a forma "ei-no-lo", "ei-vo-lo" e suas variações.
Obrigado!
Quando uma turma agradece: obrigado vs. obrigada
No meio de uma reunião de pais, surgiu a questão sobre a forma correta de agradecer à Professora:
(1) «Obrigado, a turma 2018/19.»
ou
(2) «Obrigada, a turma 2018/19.»
De facto, os defensores de (1) «obrigado» justificaram que a turma é um nome coletivo composto por rapazes e raparigas e «obrigado» é aceitável para ambos os sexos (ao contrário de «obrigada»). Os defensores de (2) «obrigada» justificaram que o agradecimento é da «turma», que é um nome de género feminino.
Assim, gostávamos de saber se as duas opções estão corretas, ou se alguma forma tem superioridade gramatical sobre a outra nesta situação específica.
Obrigado.