Ana Mineiro, vogal da Direcção da Associação de Informação Terminológica, acaba de ser distinguida com o primeiro lugar "ex aequo" do Prémio “Almirante Teixeira da Mota”, atribuído pela Academia de Marinha, pelo trabalho com que obteve o seu doutoramento em Linguística Portuguesa, pela Universidade de Lisboa, subordinado ao tema "O papel da Metáfora na Construção da Terminologia Portuguesa".
Está disponível o segundo CD-ROM do Projecto Gulbenkian Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, executado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME). O CD é de distribuição gratuita. Caso deseje receber um exemplar, envie por favor uma mensagem para divling@iltec.pt, indicando a morada para a qual pretende que lhe seja enviado o CD.
Está disponível o segundo CD-ROM do Projecto Gulbenkian Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, executado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME). O CD é de distribuição gratuita. Caso deseje receber um exemplar, envie por favor uma mensagem para divling@iltec.pt, indicando a morada para a qual pretende que lhe seja enviado o CD.
Realiza-se na quarta-feira, dia 22 de Novembro, às 23h00, no programa Fórum do País, na RTP-N, um debate à volta da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, mais conhecida pela sigla TLEBS. Participam o professor universitário Salvato Trigo, a linguista Antónia Coutinho, o presidente da Associação de Professores de Português, Paulo Feytor Pinto, e o jornalista e escritor Manuel António Pina.
No jornal diário La Voz de Galicia do passado dia 7 de Setembro, um artigo da autoria de Xavier Alcalá defende que o ensino do português na escola é tão importante para as crianças galegas como o do inglês ou do castelhano. A propósito da criação dos neologismos galegos galescolas e inglescolas, Alcalá propõe que se criem ...
A Fundação Vodafone Portugal, a Porto Editora e o Ministério da Educação continuam a cooperar na produção de manuais escolares digitais para alunos cegos ou com baixa visão, através de uma inovadora solução que permite sincronizar som e texto.
Foram já produzidos 15 destes manuais, destacando-se, entre outros, “Os Lusíadas”, “Os Maias”, “Viagens na Minha Terra” e um itinerário gramatical, para além de manuais das disciplinas de História, Ciências, Tecnologias da Informação e de línguas.
Este sistema foi desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Ministério da Administração Interna, e envolvendo, designadamente, a Polícia de Segurança Pública (PSP). Destina-se à dissuasão e combate às ameaças à segurança dos condutores de táxi.
Não foi tão mau como no ano passado, mas praticamente dois em cada três alunos do 9.º ano [do Ensino Secundário, em Portugal] tiveram negativa no exame nacional de Matemática. A Língua Portuguesa os resultados voltaram a ser melhores - a percentagem de notas inferiores a 3 foi de 46 por cento. Só que, comparando com 2005, constata-se que os resultados na prova caíram e muito, com a percentagem de negativas a duplicar.
Não foi tão mau como no ano passado, mas praticamente dois em cada três alunos do 9.º ano [do Ensino Secundário, em Portugal] tiveram negativa no exame nacional de Matemática. A Língua Portuguesa os resultados voltaram a ser melhores - a percentagem de notas inferiores a 3 foi de 46 por cento. Só que, comparando com 2005, constata-se que os resultados na prova caíram e muito, com a percentagem de negativas a duplicar.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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