Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
Uruguai ensinará português nas escolas públicas a partir de 2010
A ministra uruguaia da Educação e da Cultura, Maria Simón, anunciou que a partir de 2010 o seu país terá o ensino do português como segundo idioma nas escolas públicas. O anúncio foi feito na 12.ª Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, que se realiza nesta quarta-feira em Portugal.«Neste ano [o ensino do português] começa nos centros de línguas, que são locais onde as pessoas podem aprender idiomas estrangeiros de graça. No próximo ano [lectivo] vamos começar nas escolas púb...
Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa (IELP): actividades
No âmbito do referido Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa (IELP), estão previstas as seguintes actividades:
"Projecto IELP — Português Língua não Materna: apresentação dos processos, discussão dos resultados". Workshop dinamizado por Ana Martins (também coordenadora do Ciberdúvidas), Ana Sofia Melo e Mariana Francisco, 18 de Junho, às 14h30, na Faculdade de Letras do Porto.
Moeda comemorativa da língua portuguesa
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda põe em circulação em Portugal, a partir de 26 Maio de 2009, uma moeda de colecção designada Língua Portuguesa, subordinada ao tema genérico «Património Cultural da Europa», reconhecendo e vincando assim a importância do português no plano internacional (ver Resolução do Conselho de Ministros n.º 191/2008). O projecto é da autoria do escultor português José Simão.
Fundação Vodafone Portugal junta Ciberdúvidas e demais projectos apoiados mecenaticamente
A 26 de Fevereiro de 2009, Dia das Fundações Vodafone, celebrou-se o trabalho das Fundações Vodafone por todo o mundo (24 no total), entre as quais o da Fundação Vodafone Portugal — que, para o efeito, organizou em Lisboa um encontro que reuniu os projectos que contam com o seu generoso apoio mecenático, como é o caso do Ciberdúvidas.
Na ocasião, esteve patente uma exposição desses projectos mais significativos, oportunidade para uma partilha de experiências mútuas.
Falta vocabulário comum na língua portuguesa
Enquanto Portugal resiste ao Acordo Ortográfico, o Brasil começou a aplicá-lo desde o primeiro dia de 2009 — escreve o jornalista David Borges, num trabalho da sua autoria na secção Mundo em Português do Diário de Notícias de 4 de Janeiro. Com dúvidas a mais sobre muitas palavras com dupla grafia e várias perguntas ainda sem respostas.
Dúvidas a mais sobre muitas palavras com dupla grafia
Entrevista a José Mário Costa sobre a importância do Vocabulário Comum da Língua Portuguesa pós-Acordo Ortográfico. E onde se fala, também, da inexistência, para o português, de uma entidade como a Fundéu, para a hispanofonia. Ver ainda Falta vocabulário comum na língua unificada + Perguntas ainda sem resposta, in Diário de Notícias de 4 de Janeiro de 2009.
Literatura de cordel no Programa Páginas de Português de 28 de Dezembro
O contributo de João Guimarães Rosa (1908-1988) para a língua portuguesa, segundo o professor Abel Barros Baptista. Outro tema: ao contrário de Portugal, onde quase desapareceu, a literatura de cordel continua pujante, servindo até para ensinar a língua portuguesa. O depoimento de Janduhi Dantas Nóbrega, professor de Português e autor de uma gramática em cordel. São estes os pratos principais servidos no programa Páginas de Português do dia 28 de Dezembro (Antena 2, 17h00).
Empréstimos e estrangeirismos no programa Língua de Todos de 26 de Dezembro
O português falado em África e no Brasil é uma variante ou uma variedade do português? E qual é a diferença entre os conceitos linguísticos de empréstimo e de estrangeirismo? Uma conversa com a linguista Margarita Correia, no programa Língua de Todos do dia 26 de Dezembro (RDP África, 13h15).
Leitura extensiva em Português L2
No âmbito da realização de projecto de investigação em aquisição de L2, solicita-se a colaboração de falantes do português como língua segunda/língua estrangeira, a frequentar aulas de português ou não, através da realização de um pequeno teste que envolve a leitura de três textos/excertos breves.
Ver teste.
