Textos publicados pelo autor
«Levantar/formular hipóteses»
Pergunta: Deparei-me com o termo hipotetizar enquanto revia um capítulo de um livro. Como leigo, parece-me um termo "aceitável", como penso que seria também a forma hipotetisar, mas não as encontrei no dicionário de português que tenho, e na Internet apenas encontrei aqui e aqui.
É um termo já em uso na nossa língua? É um neologismo abusivo?
Muito obrigado!Resposta: A forma hipotetizar é um verbo que ainda não entrou nos dicionários de referência nem nos vocabulários...
Bósforo (e não Bósporo)
Pergunta: Em Topónimos e Gentílicos, Ivo Xavier Fernandes recomenda que se use Bósporo em detrimento de Bósforo, que considera uma corruptela. Quando nos referimos ao estreito, que forma devemos usar?
Muito obrigado.Resposta: Deve-se dizer e escrever Bósforo.
Apesar do que escreve o toponimista português Ivo Xavier Fernandes – há algum fundamento, mas não é certo que Bósporo provenha de βοῦς, «boi», e πόρος,...
«Descuidar alguma coisa», «descuidar de alguma coisa»
Pergunta: Qual das frases é a mais correcta ou, no caso de estarem ambas correctas, qual a diferença?
«Cuide da alimentação sem descuidar o sabor», ou «Cuide da alimentação sem descuidar do sabor»?Resposta: Ambas as frases apresentadas pelo consulente estão corretas.
Com os significados de «esquecer, negligenciar», o verbo descuidar tem um complemento que pode, ou não, ser introduzido por preposição (exemplos do Dicionário Houaiss):
(1) «Ele descuidara a costumeira elegância.»
(2)...
A regência de enfrentamento
Pergunta: Embora imagine que o correto seja dizer «enfrentamento ao» (crack, por exemplo), pois quem enfrenta o faz em relação a algo ou alguém, fui corrigida num texto, em que o certo foi apontado como «enfrentamento do». Por gentileza, qual é a forma correta e qual a regra para este caso?
Muito obrigada.Resposta: Deve dizer-se «enfrentamento de alguma coisa» ou «enfrentamento de alguém com outra pessoa». Não se aceita a preposição a para a construção da regência deste substantivo.
De acordo com...
Columbo e Sri Jaiavardenapura-Cota
Pergunta: Em Restauração, 1640-1668, livro da coleção Guerras e Campanhas Militares de Portugal, organizada pela Academia Portuguesa da História, o autor Gabriel do Espírito Santo refere-se várias vezes a Columbo (assim grafada), no contexto da tomada do Ceilão português pelos neerlandeses. A minha dúvida, apesar de respondida de forma curta há bastantes anos aqui no Ciberdúvidas, prende-se com a grafia da antiga capital do Sri Lanca entre 1948 e 1978: Columbo, ou...
