Textos publicados pelo autor
O plural de «ponto de vista»
Pergunta: Li há dias a seguinte frase: «Aquele casal discutia por terem pontos de vistas diferentes sobre a problemática da pena de morte.»
A minha dúvida é: poder-se-á dizer «pontos de vistas» mesmo que a palavra a seguir esteja no plural, ou a forma correcta de escrever será «ponto de vistas»?Resposta: A expressão «ponto de vista» tem o plural «pontos de vista», tal como «ponto de fuga» pluraliza como «pontos de fuga», e pé-de-meia, como pés-de-meia.*
* Esta palavra tem hífenes, ao...
«Acabar com (alguém/alguma coisa)»
Pergunta: É correto dizer «Finalmente, acabarei as minhas aulas» ou «Finalmente, acabarei com as minhas aulas na proxima semana»? Se sim, existe alguma diferença?
Parabéns pelo vosso trabalho.Resposta: No sentido de «chegar ao fim» ou «terminar», a melhor frase é a primeira, em que acabar é usado como verbo transitivo direto, isto é, como verbo que é seguido de um complemento direto: «Finalmente, acabarei as minhas aulas.»
O emprego de acabar com a...
Planeamento (ou planejamento) e planificação
Pergunta: Gostaria de saber se se pode utilizar o termo planificação ou será mais correcto planeamento.
Obrigado.Resposta: O vocábulo planeamento é vocábulo usado em sentido genérico, muitas vezes em referência à «elaboração de planos governamentais, esp. nas áreas econômica e social» (Dicionário Houaiss; no português do Brasil, o termo registado em dicionário é planejamento, derivado do verbo planejar):...
A locução «em antes de»
Pergunta: Será correcto (não sigo o Acordo Ortográfico), em alguma circunstância da escrita, usar as duas palavras «em antes», ou, pelo contrário, o em antecipando a palavra antes é sempre errado?
O que quero perguntar é se apenas se deve escrever antes.Resposta: Existe de facto a locução prepositiva «em antes de», seguida de complemento nominal ou oracional, que, pelo menos atualmente, tem emprego muito escasso, dado preferir-se «antes de». O Corpus do...
Origem de «deitar e rolar»
Pergunta: No Brasil a expressão «deitar e rolar» é usada com o significado de «fazer o que se quer, sem se importar com as consequências».
Gostaria de saber qual sua origem.Resposta: Não foi possível identificar os factos históricos que deram origem à expressão. No entanto, é aparente o seu valor metafórico, evocativo de qualquer corpo ou volume de grande peso e dimensão (por exemplo, como no bowling ou boliche) que, posto em movimento, derruba outros objetos na sua passagem.
Como subentrada do verbo...
