Textos publicados pelo autor
O acento tónico de Débora e Deborah
Pergunta: Gostaria de saber se o nome próprio Deborah, que sei que é de origem hebraica e que assume na língua portuguesa a forma Débora, é acentuado. A forma portuguesa, como é cediço, é uma palavra proparoxítona e, portanto, recebe acento agudo; entretanto, a forma estrangeira, adotada por muitos pais ao registrarem seus filhos, também segue a mesma regra, ou não?
Agradecerei muito se puderem me ajudar.Resposta: Em princípio, a forma Deborah é inglesa e tem acento tónico na...
«Dentro em breve»
Pergunta: Gostava de saber se devemos dizer «dentro em breve», ou «dentro de em breve».
Obrigada.Resposta: «Dentro em breve» é a forma usada, registada em dicionários (cf. Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintático da Língua Portuguesa, de Énio Ramalho, dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, s. v. breve, e Dicionário Houaiss, s. v. breve) e, portanto, correta. Existe outra locução adverbial que tem a mesma estrutura e é praticamente sinónima — «dentro...
Pronúncia de ganhar
Pergunta: Gostaria de saber a forma correta de pronunciar as formais verbais do presente do indicativo do verbo ganhar.
Não sei se a vogal a se deve pronunciar aberta ou fechada. Qual é a forma correta?
Muito obrigada.Resposta: Há já respostas (ver Textos relacionados) sobre a pronúncia deste verbo. De qualquer modo, vale a pena registar o que se transcreve em dicionários produzidos nos últimos trinta anos em Portugal. Assim:
— O Dicionário de Português Básico (1991), de...
A formação de alunar
Pergunta: Gostaria de saber se posso aceitar que a palavra alunar é formada por prefixação, considerando que se acrescentou o prefixo a ao adjetivo lunar, ou se devo considerar que é derivada por parassíntese por se ter juntado aquele prefixo e o sufixo ar (verbal) ao radical latino lun-.Resposta: Considera-se o verbo alunar como palavra derivada por parassíntese, uma vez que ao radical lun-...
Registo e registro
Pergunta: Tenho visto muitos textos portugueses, em especial a Wikipédia lusófona, e me deparado com as palavras registo, registado, registadas.
Quero saber a que se deve essa diferença, visto que no Brasil dizemos (e escrevemos) registro.Resposta: A forma sem r, usada hoje em Portugal, está atestada pelo menos desde a Idade Média, conforme evidencia o Corpus do Português (Mark Davies e Ferreira):
«[...] deue seer o juiz...
