Enriquecer e enricar
Será correcto em português de Portugal utilizar-se enricar, ou deveremos utilizar enriquecer?
Sobre as palavras progenitor e genitor
Gostaria de saber se progenitor e genitor são sinónimos e, em caso afirmativo, qual dos dois é preferível empregar actualmente.
Obrigada.
«Tratar por cima do ombro»
Olá a todos e os meus parabéns pelo precioso trabalho que desenvolvem neste sítio. Deparei-me com uma expressão que não compreendi: o que significa exactamente «Responder por cima dos ombros»?
Obrigado a todos.
Proposição e proposta
A proposição/A proposta: qual é a diferença de significado entre os dois substantivos?
Obrigada.
Merendeiro
Surgiu uma dúvida: temos agora, no município, homens trabalhando na cozinha das escolas; devemos chamá-los de "merendeiros"?
Grata pelas informação.
A utilização das palavras captura e captação
A minha questão tem que ver com a utilização das palavras captura e captação. Qual a forma correcta a aplicar quando nos referimos a imagens? Por exemplo, imagens que estão a ser produzidas em computador: «captura de imagens», ou «captação de imagens»?Obrigada.
O emprego de ecoada (contexto jurídico)
Gostaria de saber em que situações se pode usar o verbo ecoar. A dúvida é sobre a correção do emprego de ecoada na frase abaixo:
«Já a obrigatoriedade ecoada pelo inciso II leva em consideração o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, (...) aplicando-se a obrigatoriedade de emissão da NF aos contribuintes enquadrados nos códigos da CNAE relacionados no Anexo II da mencionada Portaria.»
Aproveito para agradecer a atenção e os ótimos serviços que o Ciberdúvidas nos oferece. Um norte nesse mar de dúvidas que circunda os "falantes" da língua portuguesa em todo o mundo.
Com carinho.
Deslizamento e deslize
Qual a designação correcta na seguinte frase (ou podem usar-se ambas?): «Deu-se um deslizamento de terras», ou «Deu-se um deslize de terras»? E, já agora, qual a diferença?
Muito obrigado!
História do uso de estar + a + infinitivo vs. estar + gerúndio
Gostaria de saber qual das seguintes formas gramaticais é a mais antiga:
estar + a + infinitivo, ou estar + gerúndio
Gostaria também de saber quando e, se possível, o porquê da mudança de uso para a forma mais moderna.
Desde já, agradeço qualquer informação que possam enviar-me.
Embeleco = empecilho
Em recente concurso realizado pela Fundação Dom Cintra, uma das questões pedia que fosse analisado o item: «Ao concluir a transação, depois de regateios, e embelecos infinitos.» Gostaria de saber se ao substituir a palavra embelecos pela palavra empecilhos, o sentido de frase seria alterado? Gostaria também de saber se as palavras em questão podem ser consideradas sinônimos.
Grato pela ajuda.
