DÚVIDAS

Gram-negativo e Gram-positivo

Eu trabalho em laboratório de análises clínicas no setor de microbiologia. Corriqueiramente utilizo uma técnica para coloração de bactérias, denominada Gram em homenagem ao seu descobridor – Hans Christian Joachim Gram (1853-1938).

Após o processo de coloração os microrganismos são chamados "gram-positivo(s)" ou "gram-negativo(s)" dependendo da coloração que adquirem. Tenho dúvidas em como utilizar corretamente a palavra Gram:

• É necessário escrevê-la com letra maiúscula, ou pode ser com letra minúscula quando no meio do texto?

• O correto é escrever "Gram-positivo" (com hífen), ou "Gram positivo" (sem hífen)?

• Os microrganismos apresentam várias formas (cocos, bacilos) que são combinados com o resultado da coloração de Gram para descrevê-los. Para pluralizar “bacilo Gram-positivo”, qual a maneira correta, “bacilos Gram-positivo”, ou “bacilos Gram-positivos”?

Resposta

As fontes brasileiras consultadas* apontam como grafias recomendáveis as que têm inicial maiúscula: Gram-negativo, Gram-positivo. No entanto, fontes portuguesas** registam estes adjetivos com minúscula inicial, sem indicação de que a maiúscula seja aconselhável. Comum a toda a bibliografia de apoio é a hifenização das formas adjetivais em causa, cujos plurais são Gram-negativos e Gram-positivos – ou gram-negativos e gram-positivos. Diga-se e escreva-se, portanto, «bacilos Gram-positivos»/«bacilos gram-positivos».

* Fontes: Dicionário Houaiss e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.

** Vocabulário Ortográfico da Porto Editora, na Infopédia, e Vocabulário Ortográfico do Português. Ver também o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa