A definição de semântica frásica
Gostaria de saber quais são os aspectos que deverão ser focados no que se refere ao valor semântico da estrutura frásica. Desde já os meus sinceros agradecimentos.
A identificação dos modificadores frásicos
[Na TLEBS, no subdomínio Sintaxe, n.º B4.3.4.3], […] enumeram-se as frases modificadoras do grupo verbal, a saber, subordinadas causais, finais e temporais. As condicionais não serão também modificadoras do GV? (Ex.: O aluno passa [se estudar].) Agradeço o esclarecimento.
O determinante relativo cujo
Tenho conhecimento de apenas uma gramática reorganizada a partir da nova Terminologia Linguística, editada pela Didáctica Editora, Saber Português Hoje, de Luísa Oliveira e Leonor Sardinha. Com espanto, aprendo aí que «cujo/a/os/as» transitou da classe dos pronomes relativos para a dos quantificadores relativos: com que autoridade? Nas páginas 143 e seguintes, escreve-se «deixis» e «dêictico», se bem o que Dicionário de Houaiss contrarie esta grafia, com os lexemas «dêixis» e «deíctico». É possível indicar-me a melhor gramática a consultar, neste momento? Obrigada.
Análise sintáctica
Como se analisa sintacticamente a oração: «O monge Dinis decidiu recomeçar a contagem dos dias a partir da data do nascimento de Cristo, convencionada desde 440 como 25 de Dezembro.»
Os conceitos de frase e período
Em alguma circunstância «frase» e «período» podem ser considerados sinónimos? Encontro definições individuais para cada um dos termos, mas não consigo entender a diferença...
O uso adjectival de numerais ordinais e particípios passados
Sou estudante e as minhas dúvidas são as seguintes: não sei se «enriquecidas», «enriquecido» e «primeira» são adjectivos nas frases que passo a transcrever: «Agora há duas novas bebidas enriquecidas que vão fazer mais pela sua saúde»; «... tem o óptimo sabor da laranja, enriquecido pela presença do tomate...»; «É a primeira bebida de sumo com 9 vitaminas».
O conceito de amálgama
O que é amálgama no contexto da semântica lexical? Que exemplos podemos considerar como amálgamas? Obrigada.
A função sintáctica do pronome reflexo
Gostaria de saber qual a função sintáctica de "me" na frase: "Eu lavo-me", de acordo com a nova terminologia linguística.
Analisar sintacticamente
Como analisar sintacticamente a seguinte frase? «Ontem, na escola o Fabio escreveu a lição ao professor.»
As frases subordinadas substantivas na nova terminologia
Na vossa explicação que vi sobre a sintaxe na Nova Terminologia detectei que se excluíram inúmeras designações novas que aí surgem e que na minha perspectiva complicam imenso a classificação das orações e alteram inclusivamente o conceito de «subordinada». Só como exemplo surge uma «frase» subordinada substantiva completiva adjectival, cujo exemplo é: Aprendemos um teorema [difícil [de [demonstrar]]] - esta última «frase» («de demonstrar») é assim classificada (B4.2.6.2.3.1 e B4.2.6.2.3.1.1) Um verbo substantivado é um verbo principal?Mais: a haver aqui qualquer tipo de subordinada, qual é a sua subordinante? O adjectivo adquire agora o carácter de oração subordinante??? Pergunto pois se isto é para ensinar aos alunos (tenho um 12.º com exame já com a Nova Terminologia) ou se se trata de algum erro.