Gostaria de saber quais são os aspectos que deverão ser focados no que se refere ao valor semântico da estrutura frásica. Desde já os meus sinceros agradecimentos.
[Na TLEBS, no subdomínio Sintaxe, n.º B4.3.4.3], […] enumeram-se as frases modificadoras do grupo verbal, a saber, subordinadas causais, finais e temporais. As condicionais não serão também modificadoras do GV? (Ex.: O aluno passa [se estudar].) Agradeço o esclarecimento.
Tenho conhecimento de apenas uma gramática reorganizada a partir da nova Terminologia Linguística, editada pela Didáctica Editora, Saber Português Hoje, de Luísa Oliveira e Leonor Sardinha. Com espanto, aprendo aí que «cujo/a/os/as» transitou da classe dos pronomes relativos para a dos quantificadores relativos: com que autoridade? Nas páginas 143 e seguintes, escreve-se «deixis» e «dêictico», se bem o que Dicionário de Houaiss contrarie esta grafia, com os lexemas «dêixis» e «deíctico». É possível indicar-me a melhor gramática a consultar, neste momento? Obrigada.
Como se analisa sintacticamente a oração: «O monge Dinis decidiu recomeçar a contagem dos dias a partir da data do nascimento de Cristo, convencionada desde 440 como 25 de Dezembro.»
Em alguma circunstância «frase» e «período» podem ser considerados sinónimos? Encontro definições individuais para cada um dos termos, mas não consigo entender a diferença...
Sou estudante e as minhas dúvidas são as seguintes: não sei se «enriquecidas», «enriquecido» e «primeira» são adjectivos nas frases que passo a transcrever: «Agora há duas novas bebidas enriquecidas que vão fazer mais pela sua saúde»; «... tem o óptimo sabor da laranja, enriquecido pela presença do tomate...»; «É a primeira bebida de sumo com 9 vitaminas».
O que é amálgama no contexto da semântica lexical? Que exemplos podemos considerar como amálgamas? Obrigada.
Gostaria de saber qual a função sintáctica de "me" na frase: "Eu lavo-me", de acordo com a nova terminologia linguística.
Como analisar sintacticamente a seguinte frase? «Ontem, na escola o Fabio escreveu a lição ao professor.»
Na vossa explicação que vi sobre a sintaxe na Nova Terminologia detectei que se excluíram inúmeras designações novas que aí surgem e que na minha perspectiva complicam imenso a classificação das orações e alteram inclusivamente o conceito de «subordinada». Só como exemplo surge uma «frase» subordinada substantiva completiva adjectival, cujo exemplo é: Aprendemos um teorema [difícil [de [demonstrar]]] - esta última «frase» («de demonstrar») é assim classificada (B4.2.6.2.3.1 e B4.2.6.2.3.1.1) Um verbo substantivado é um verbo principal?Mais: a haver aqui qualquer tipo de subordinada, qual é a sua subordinante? O adjectivo adquire agora o carácter de oração subordinante??? Pergunto pois se isto é para ensinar aos alunos (tenho um 12.º com exame já com a Nova Terminologia) ou se se trata de algum erro.
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