O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
Os filmes são coisas filmadas…
Os verbos filmar e gravar na área do cinema

«Que faz com que já não se fale em filmagens, havendo cada vez mais discursos que descrevem os filmes como resultado de uma gravação? Deparamos mesmo com membros da mais antiga e admirável aristocracia cinematográfica – refiro-me aos actores e actrizes – a dizerem que estiveram a gravar um filme.» É com base nesta premissa que o autor, o crítico de cinema João Lopes, escreve acerca do desuso de alguns termos na área do cinema para dar lugar a outros, num artigo publicado no Diário de Notícias em 19 de setembro de 2021 (mantém-se a ortografia de 1945, seguida pelo autor).

 

Como evitar a ambiguidade?
Três casos (de algum modo) resolúveis

«Alguns dias atrás, perguntaram-me o que deve ser feito para evitar a ambiguidade na escrita – há algum macete, alguma fórmula?» Neste texto, Gabriel Lago trata de três situações ambíguas recorrentes na língua portuguesa, nomeadamente: o comparativo como na indicação do objeto; o relativo que com mais de um termo que pode ser retomado; o artigo ou preposição a antes do possessivo feminino. Apontamento publicado originalmente no Facebook Língua e Tradição no dia 12 de setembro de 2021.

O ponto e vírgula existe na língua portuguesa
Como usá-lo

«Uma das dúvidas que mais recebo é sobre como usar corretamente o ponto e vírgula. Esse sinal de pontuação tem o didático papel de enumerar» – observa o autor do texto, o colunista e gestor Diogo Arrais, a respeito do uso do ponto e vírgula na escrita administrativa e de secretariado. Apontamento publicado na edição digital da revista Exame, em 31 de agosto de 2021.

Tenho escrito, tenho escritos
Do particípio passado ao adjetivo

«Pense bem nas duas construções [...]: 1. "Tenho escrito muitos artigos"; 2. "Tenho escritos muitos artigos." São válidas ambas as frases?» Acerca do comportamento do particípio passado associado ao verbo ter, o escritor e revisor de textos Gabriel Lago reflete acerca da legitimidade de duas construções num texto publicado originalmente no Facebook Língua e Tradição no dia 5 de setembro de 2021.

61 expressões e termos do mundo do livro
Decálogo a propósito das Feiras do Livro em Lisboa e no Porto

A realização da 91.ª Feira do Livro em Lisboa e no Porto (de 26 de agosto a 12 setembro de 2021) propicia esta listagem-resumo, suscitada por uma recomendação da Fundação para o Espanhol Urgente (Fundéu) relacionada com a 80.ª Feira do Livro de Madrid.

Menos <i>e-books</i> e mais «livros eletrónicos»
Nos jornais portugueses e nas feiras do livro

«Somos mais de 250 milhões de falantes da língua portuguesa, mas, ainda assim, temos necessidade de utilizar palavras de outras línguas para nomear livros! Sim! Livros! Sejam eles eletrónicos ou o que forem!» É o apelo da professora Lúcia Vaz Pedro num apontamento a propósito do anglicismo e-book, que é recorrente em Portugal, tanto nos media como até em acontecimentos como a Feira do Livro de Lisboa.

 

Profissão: <i>música</i> (n.f.)
Problema de flexão de género

«Sempre que tenho de preencher algum formulário oficial no qual é pedida a minha profissão, bato de frente com o problema da flexão de género na língua portuguesa e do uso prejudicial do masculino genérico, que tem o efeito político, social e psicológico de excluir as mulheres» – lamenta a cantora e compositora angolana Aline Frazão. Neste texto, publicado a sua página do Facebook, no dia 28/07/2021, autora reflete acerca da estranheza com que ainda muitas pessoas reagem quando os nomes de muitas profissões são proferidos no feminino.  

Textos jornalístico, literário e didático
Características diferenciadoras

Quando escrevemos um texto, é fundamental respeitarmos o seu estilo, obedecendo a determinadas marcas que o caracterizam e o diferenciam. A professora Lúcia Vaz Pedro sublinha que são estas características que permitem definir e enquadrar esses textos em determinadas tipologias, havendo alguns fatores de coerência que ajudam a identificá-los.

 

Citações na imprensa
Algumas instruções para fazer citações na imprensa

Na comunicação social é muito comum a reprodução de palavras, expressões ou frases ditas por pessoas ou retiradas de comunicados, reportagens, etc. A seguir, num apontamento da professora Lúcia Vaz Pedro, estão as indicações para o uso adequado dos três métodos mais característicos de citações na imprensa. Para melhor destacar as aspas, os exemplos são dados em itálico.

 

 

Regressar
Um verbo do mês de setembro

Com o mês de setembro a começar, a professora Carla Marques analisa o verbo regressar, cotejando os sentidos dicionarizados com os da vida real.

 

*Crónica emitida no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 5 de setembro de 2021.