Mediateca: pronúncia
Sou coordenador de uma mediateca municipal e gostaria de saber como se pronuncia, foneticamente, a palavra "Mediateca".
Tenho ouvido opiniões algo distintas: uns dizem "mêdiateca"; outros "abrem" a vogal "e", pronunciando qualquer coisa como "médiateca", dado que a palavra vem de média.
Obrigado.
Quitinete
Qual é a forma correcta de utilizar a palavra “kitchenette” em português? Obrigado.
Concordância com «centenas de protestos»
Qual a frase correta?
«Foram realizadas centenas de protestos», ou «foram realizados centenas de protestos»?
Diedro
Qual a definição de diedro?
Divisão de frases (orações)
Na frase «quando me sorria, o que nunca acontecia» (versos de F. P.), o demonstrativo «o», que não tem função sintáctica na primeira oração e, pelo contrário, é o antecedente de «que», sujeito da oração relativa, deve incluir-se na primeira ou na segunda oração? Os meus agradecimentos pela vossa ajuda.
O uso de azarar com o significado de «seduzir»
Qual a origem de azarado nesse sentido? É a mesma origem de azarado (no sentido de ser alguém que teve azar...)? E, caso sim, qual a correlação entre os dois azarados na realidade?
Por favor, muitíssimo obrigado e um grande abraço!
Gracioso = gratuito
Na introdução da vossa página inicial refere-se que este serviço é gracioso.
Creio contudo que deveria ser dito gratuito em vez de gracioso.
Rua do Cineiro
Recentemente, no lugar de Algar, freguesia de Castelo Viegas, concelho de Coimbra, deparei-me com uma rua cujo nome era «Rua do Cineiro».
Tentei descobrir a razão deste nome, Cineiro, mas até agora ninguém me conseguiu explicar o porquê de Cineiro estar escrito assim. Julguei em princípio que tivesse algo a ver com alguém que tocasse o sino, mas para isso deveria estar escrito Sineiro.
Podem-me confirmar se esta palavra de facto existe?
Grato pela atenção.
Dessacralizar
Como é que se deve escrever o composto do verbo sacralizar com o prefixo des-: des-sacralizar ou dessacralizar? Se em ressacralizar a ausência ou presença de hífen não afecta a fonia, o mesmo parece não poder dizer-se do primeiro caso. Obrigado.
Outro por que?
Será legítima a aplicação deste "por que", na frase abaixo, com o sentido de "para que"? Muito obrigado pelo vosso precioso trabalho, que o leio todos os dias com atenção. "E por que isto suceda, Maria foi caindo(...)"
