Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Manuel Cabeleira Gomes Professor Lisboa, Portugal 3K

A palavra carantonha é uma palavra simples, ou modificada por sufixação? Na 2.ª hipótese, qual é o sufixo?

Maria José Simões Professora Santarém, Portugal 7K

Gostaria de saber qual a origem da palavra quociente, de que deriva?

André Pereira Médico Rio de Janeiro, Brasil 35K

Gostaria de saber a origem das palavras louco, maluco e doido.

Gonçalo Villas-Bôas Consultor Bruxelas, Bélgica 10K

Qual a origem da expressão «contas à moda do porto»? Deve escrever-se Porto por se tratar da cidade, ou porto por se tratar de um qualquer porto (para embarcações)?

É que ouvi uma explicação, que é aliás convincente, segundo a qual a expressão se refere não à cidade mas a um qualquer porto, já que os marinheiros, partindo cada um para o seu destino, fariam contas separadas, pois era grande a probabilidade de nunca mais voltarem a ver-se.

Clara Gonçalves Professora Coimbra, Potugal 14K

Nas áreas profissionais dos cursos, tenho encontrado a designação de peclise para o aparelho de medida craveira. Qual a origem da designação peclise?

Victor Sandroni Informático Almada, Lisboa 16K

O que vem a ser "napo" na palavra guardanapo?

João Pinheiro Prof essor (aposentado) do secundário Faro, Portugal 6K

Podem por favor indicar a origem da palavra pechisbeque?

Muito obrigado.

Inácio Steinhardt Coca-bichinhos Ganei Tikva, Israel 5K

Gostaria que me esclarecessem, por favor, qual a origem da palavra maçada.

Obrigado e cumprimentos aos meus velhos amigos na Sociedade da Língua Portuguesa (Lisboa).

Octávio Augusto Estudante Coimbra, Portugal 8K

Gostaria de saber a etimologia da palavra sotaque, já que nos poucos dicionários em que pesquisei a palavra se encontra etimologicamente classificada como sendo de «origem obscura».

Obrigado.

Maria José Leal Médica Lisboa, Portugal 7K

Sura, do latim sura (barriga da perna), nome de família, tem alguma relação etimológica ou linguística com os suras, capítulos do Alcorão?

Obrigada.