DÚVIDAS

Exemplo de uma resposta-eco (= repetição do verbo da pergunta)

À pergunta «Sentes-te bem?», devo responder «Sinto», ou «Sinto-me»?

E a «Vestes-te no quarto?» respondo «Visto», ou «Visto-me»?

Muito obrigada.

Resposta

A uma interrogativa global, isto é, a uma pergunta que tem por resposta sim ou não (ou talvez), pode dar-se como resposta afirmativa apenas o verbo usado na pergunta, com as adaptações adequadas à situação de enunciação, como se a resposta fizesse eco da pergunta1:

(1) – Gosta de teatro?

     – Gosto.

Se o verbo da pergunta for pronominal, mantém-se o pronome reflexo:

(2) – Sentes-te bem?
        – Sinto-me.

(3) – Vestes-te no quarto?
        – Visto-me.

(4) – Não te enganaste?
        – Enganei-me.

Note-se, contudo, que, a respeito do exemplo 2, não é impossível dar como resposta «sinto», omitindo o pronome pessoal2. Trata-se de um uso marginal, que não parece generalizar-se a todos os verbos pronominais. De qualquer modo, a maioria dos falantes de português dá normalmente a resposta com o pronome reflexo, e esse é o uso mais correto.

1 Pilar Vázquez Cuesta e M.ª Albertina Mendes da Luz, na sua Gramática da Língua Portuguesa (Lisboa, Edições 70, págs. 544/545), descrevem este tipo de resposta do seguinte modo:

«A língua portuguesa [...] faz [...] grande uso do que [Leo] Spitzer [filólogo alemão] denomina "linguagem-eco", isto é, da repetição mecância do verbo, modificado naturalmente na sua pessoa e número consoante o exija o sentido da frase. Assim, por exemplo:

– Vais hoje ao cinema? – Vou [...].» 

2 De salientar outro segundo exemplo incluído na passagem transcrita na nota 1:

«– Então, percebe-se bem a fita? – Percebe [...]» (ibidem)

A resposta «percebe» apoia de algum modo a possibilidade de omissão do pronome átono que acompanha o verbo («percebe-se»), muito embora não se trate de um caso de conjugação pronominal, mas antes de uma construção ambígua, de se apassivante ou de se impessoal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa