Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Expressões latinas
Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 3K

Haverá algum conhecimento da vossa parte sobre o significado do termo latino depressio hiemalis?

Obrigado.

A. Lourenço Estudante Braga, Portugal 2K

Gostaria que me traduzissem a seguinte divisa latina que reflecte o crescimento territorial de uma família germânica: «Parent bella alii: tu, Portugale felix, nube.»

Muito grato.

Valdeir Alves de Sousa Professor Itaguai, RJ, Brasil 2K

Seria possível traduzir, para português, três frases em latim?

São estas as frases:

a) Poetae linguam graeciae amant.

b) Coranea Reginas ornant.

c) Magistra pulchara est.

Desde já agradeço a colaboração deste esclarecimento.

Foi bom tê-los encontrado na p. 814 do minidicionário da Língua Portuguesa "Soares Amor" 12 ed. 2003. É um site utilíssimo!

Um forte abraço!

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 17K

Já não me recordo do contexto em que li a palavra "pro-forme", mas, segundo uma colega minha, é sinónimo de «procedimento» (em geral) e/ou pode ser, mais especificamente, um documento representativo de despesa (uma espécie de factura antecedente ao pagamento). Pesquisei no portal Google e reparei que surge mais vezes com a grafia "pro-forme". Mas também encontrei a seguinte definição na Internet: «A Factura Pro-forma é um documento que acompanha o objecto, para indicar o valor da mercadoria sem valor comercial. É um documento dirigido a Empresa-Empresa que acompanha uma amostra ou produto para teste, sem existir transacção comercial. A Factura Pro-forma é idêntica a uma Factura Comercial, mas sem n.º de factura.»

Aguardo esclarecimentos.

Filomena Salgado Professora Porto, Portugal 4K

Gostaria de saber a tradução da expressão latina «tu talis eris vis qualis haberi» para o português.

Muito obrigada.

Paula Morgado Trabalhadora por conta própria Coimbra, Portugal 4K
Que significa a expressão «unde pro Cartesio quid dicam non habeo»?
Paula Morgado Trabalhadora por conta própria Coimbra, Portugal 6K

Gostaria de saber qual o significado da expressão in natura e em que contextos é que pode ser utilizada.

João Fernandes Estudante Tomar, Portugal 7K

Qual é o significado da frase «Pacta sunt servanda»? E o de «Ceteris paribus»?

Joana Pires Independente Lisboa, Portugal 11K

Procurei na vossa base, mas não encontrei, tendo então decidido por colocar uma pergunta.

Eu conhecia os termos «a priori» e «a posteriori», tanto da linguagem corrente como da leitura de obras de filosofia. A minha dúvida prende-se com uma outra expressão que ouvi há uns tempos: existe «a anteriori» para substituir «a priori»? Ou significa outra coisa? Ou nem existe? Esta seria a minha aposta, mas, como não sei, aqui deixo a minha dúvida.

Henrique Aurélio Estudante Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil 49K

Qual o significado da palavra "per si"?