Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
João Rodrigues Portugal 39K

O enunciado «É fundamental que deixe de fumar» refere-se a que acto de fala? A minha dúvida reside na distinção entre as declarações assertivas, os actos directivos ou assertivos.
   Obrigado pela atenção.

Joaquim Dinis Portugal 8K

Agradeço que me esclareçam sobre a seguinte dúvida, surgida numa discussão entre amigos:
O jogador Costinha tem contrato com o Dynamo de Moscovo, mas não tem jogado por opção do treinador. Deve dizer-se:

«Teoricamente pertence ao Dynamo, mas na prática não pertence.»
ou
«Teoricamente não pertence ao Dynamo, mas na prática pertence.»
Obrigado.

Roberto Luiz Gomes Brasil 9K

É correto escrever «Vimos solicitar emprestado o...»?

Getúlio J. J. Souza Brasil 4K

Gostaria de saber o significado da da expressão «datavenha».

Nuno Pereira Agricultor Portugal 24K

Li num prontuário que comprei a expressão «Sim, senhor» deve ser adaptada em função do receptor, ou seja: a uma mulher digo «sim, senhora»; a um homem, «sim, senhor»; a dois homens, «sim, senhores»; a duas mulheres, «sim, senhoras».
É de facto assim, ou também posso usar «sim, senhor», independentemente de com quem falo?
Antecipadamente, muito obrigado.

Luzia Ferreira dos Santos Brasil 9K

1 – Qual a ligação entre o significado propositivo dos enunciados e a função descritiva da linguagem em relação à noção de verdade?
2 – A palavra apresenta sentido em si mesma?
3 – As palavras nas línguas naturais podem apresentar sentidos iguais?
4 – A sinonímia se embasa na igualdade de sentido entre as palavras?

André Luiz do Sacramento Ribeirão Preto, SP, Brasil 63K

Afinal, tem ou não tem crase antes do pronome «dona»? Em uma determinada pesquisa que fiz na Internet consta que não tem, mas na apostila que estudo consta que os pronomes «dona», «senhora», «senhorita» e «madame» têm crase.

Cristina Martins Portugal 15K

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre a correcção das três construções frásicas abaixo indicadas:
1 – «Marcai em função das vossas disponibilidades.»
2 – «Marquem em função das vossas disponibilidades.»
3 – «Marquem em função das suas disponibilidades.»

Ana Raquel Ferreira Romão Portugal 13K

Podem considerar-se deícticos de tempo expressões como «Às seis horas da tarde» ou «durante a manhã»?

Lurdes Gerardo Portugal 12K

Aquando da redacção de uma carta de apresentação dirigida a uma senhora possuidora de mestrado e em fase de conclusão de doutoramento, deparei-me com a dúvida na forma de tratamento: «Exma. Mestre» ou «Exma. Doutoranda»?